ELEIÇÕES 2022

PROPÓSITO POLÍTICO?! Bolsonaro avalia candidatura de Moro e diz que ex-ministro agia de forma "camuflada"

No último sábado, (6), em uma entrevista à Jovem Pan, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a filiação do ex-juiz Sergio Moro ao Podemos para disputar as eleições presidenciais do próximo ano. Bolsonaro deu a entender que está disponível para um “debate” com o ex-ministro da Justiça de seu governo.

“Vir [como] candidato é um direito dele. Agora, estamos aí para o debate, né? Se ele vier [a ser] candidato, se eu vier [a ser] também, né, a gente vai trocar aí ideias por ocasião dos debates, sem problema nenhum. E o povo acha aí quem é melhor para administrar o Brasil”, declarou o chefe do Executivo.

Na entrevista, Bolsonaro disse que o ex-ministro sempre teve um “propósito político” para além do cargo no primeiro escalão do governo.

“Olha, aí que você começa a entender um pouco mais as coisas, né. Começa a entender o que eu passei com o ministro Sergio Moro. Ele sempre teve um propósito político. Nada contra, mas fazia aquilo de forma camuflada. Ele tinha a intenção, sim, de ir para o Supremo [Tribunal Federal]”, prosseguiu o presidente.

Quando deixou o comando do Ministério da Justiça, em abril do ano passado, Moro acusou o presidente Bolsonaro de interferência na PF. A acusação resultou na abertura de um inquérito, no Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar o caso.

A demissão do ex-ministro foi motivada pela exoneração de Maurício Valeixo, então diretor-geral da PF. Valeixo era homem de confiança de Moro e chegou à direção da PF pelo próprio ministro. Quando o presidente pediu a troca na diretoria, o então ministro tentou intervir, mas, sem sucesso, acabou pedindo demissão.

“Quando eu falei em trocar o Valeixo, ele resolveu partir para uma troca comigo. [Moro disse:] ‘Você me indica para o Supremo e depois o futuro ministro [da Justiça] troca o Valeixo’. Eu falei: ‘Tá de brincadeira, né? Eu quero trocar o Valeixo por falta de uma interlocução maior entre nós’, disse Bolsonaro à Jovem Pan.

Depoimento à PF e provas
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro depôs à Polícia Federal no inquérito que apura suposta interferência na corporação por parte do chefe do Executivo. O objetivo, segundo Sergio Moro, seria beneficiar aliados e familiares próximos a Bolsonaro em eventuais investigações.

No depoimento, Bolsonaro disse que a troca na Diretoria-Geral da PF ocorreu por “falta de interlocução”.

Como provas da denúncia, a defesa de Sergio Moro se embasa em mensagens trocadas com o presidente em um aplicativo e a reunião ministerial de 22 de abril de 2020.

No encontro com ministros, Bolsonaro reclamou que já teria tentado mexer na segurança e não conseguiu. A fala foi gravada e posteriormente liberada para divulgação pelo STF.

“Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro e oficialmente não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar foder minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar. Se não puder trocar, troca o chefe dele. Se não puder trocar o chefe, troca o ministro. E ponto-final. Não estamos aqui para brincadeira”, disse o presidente na ocasião.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles