Projeto “Cuidadores Familiares” foi iniciativa de Luciano Cartaxo, diz diretora da SMS

De acordo com a diretora, o curso será dividido em duas etapas

julianaAbath

A diretora de Atenção a Saúde da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Juliana Abath, divulgou ações do projeto “Cuidadores Familiares” e revelou que este projeto é inédito e tem objetivo de capacitar familiares para auxiliar no cuidado aos idosos ou pessoas com necessidades especiais de cada família interessada. Na tarde de hoje, durante entrevista ao programa “Debate sem Censura”, Abath revelou que o projeto partiu de iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo.

O projeto tem como meta implantar ações de apoio e cuidados ao indivíduo, desenvolvendo políticas de atenção básica à saúde, a exemplo de cuidados como uso de medicação, higiene pessoal e atividades físicas reabilitadoras, necessárias ao público alvo. As primeiras 600 pessoas selecionadas para o curso de cuidadores vão receber uma bolsa no valor de R$ 200 mensais enquanto estiverem acompanhando as aulas: “Ao final teremos dados sobre o impacto do projeto na vida dos familiares e dos atendidos”, disse Abath.

De acordo com a diretora, o curso será dividido em duas etapas. A primeira consiste nas aulas presenciais, que ocorrerão durante quatro semanas. “Nesse período, serão dados conteúdos voltados ao atendimento adequado às pessoas que precisam de cuidados especiais. A segunda etapa será a aplicação prática do conteúdo dado em sala de aula com acompanhamento dos orientadores”, explicou.

Juliana Abath disse que o projeto é piloto e será um marco para o processo de trabalho na atenção básica. “Este projeto é inédito e começou por iniciativa do prefeito Luciano Cartaxo porque ele mesmo sofreu com o pai doente em casa e lançou a ideia a equipe técnica”, disse.

 

Os 600 primeiros cuidadores familiares serão distribuídos nos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa, onde estão instaladas as Equipes de Saúde da Família (ESF). Abath explicou abrangência do projeto: “Eles atenderão pessoas com deficiências, crianças e idosos, entre outros que precisem de cuidados especiais na vida cotidiana em recinto doméstico”, disse. Além da capacitação, o curso possibilitará a coleta de dados, através de atividades de pesquisa-ação, para a implantação de políticas públicas de atenção domiciliar qualificada.

 

Polêmica Paraíba