após matérias do 'The Intercept'

'PROCEDIMENTO PADRÃO': Maia pede 'providências' a Moro sobre ameaças feitas à família de Glenn Greenwald

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou um ofício ao ministro da Justiça, Sergio Moro, no qual pede a ele que tome “providência cabíveis” diante de ameaças sofridas pelo deputado federal David Miranda (Psol-RJ) e sua família.

David é marido do jornalista Glenn Greenwalddono do site “The Intercept”, que publicou mensagens atribuídas a Moro e ao procurador Deltan Dallagnol indicando que ambos combinaram atuações na operação Lava-Jato. O pedido foi enviado a Moro na semana passada.  

O presidente da Câmara também encaminhou ao governador do Rio, Wilson Witzel, um ofício solicitando colaboração para “viabilizar proteção 24 horas por dia ao deputado federal” no Estado. Desde a semana passada, o parlamentar vem sendo acompanhado por escolta em Brasília. 

David Miranda relatou à PF e à presidência da Câmara ter sofrido novas ameaças de morte depois que site o “The Intercept” publicou as mensagens atribuídas a Moro Dallagnol 

Após a publicação da nota, a presidência da Câmara entrou em contato com a coluna para informar que “a comunicação do fato ao Ministério da Justiça é um procedimento padrão da Casa”. Disse também que “a oferta de escolta policial é determinada nos casos em que a análise técnica de risco, feita pelo Departamento de Polícia Legislativa, identifica sua necessidade”.

Fonte: O Globo
Créditos: BELA MEGALE