ministra do Planejamento

Presidente Lula "atropela" Simone Tebet e indica Marcio Pochmann para comando do IBGE

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Após ser questionada sobre a troca no comando do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que estará disposta a aceitar “qualquer nome” que seja indicado pelo Palácio do Planalto. A declaração foi feita nesta quinta-feira, 27, em Brasília.

Nos próximos dias, é esperado que o governo nomeie o economista Marcio Pochmann para assumir o comando do IBGE, entidade vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento. Na quarta, 26, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, anunciou a indicação.

Tebet, no entanto, esclareceu que, durante a reunião recente com Lula, não foram mencionados nomes em relação ao comando do IBGE. Ela afirmou que Paulo Pimenta, sem ter conhecimento disso, “anunciou preliminarmente” que o governo havia escolhido Marcio Pochmann para o cargo.

“O ministro Pimenta, não sabendo que na reunião que tivemos com o presidente não havíamos citado o nome, anunciou preliminarmente. E já está colocado. O nome será oficializado no momento certo, depois da conversa que teremos na semana que vem com o presidente Lula. Acataremos qualquer nome que venha”, afirmou Tebet.

A ministra também informou que, assim que sua agenda permitir, marcará uma reunião com Marcio Pochmann para conhecê-lo.

“Agora que sei o nome dele [Pochmann], terei o maior prazer em atender ao pedido do presidente Lula”, afirmou Tebet.

A data da posse de Pochmann ainda não foi definida. Enquanto isso, o diretor de pesquisa Cimar Azeredo assumirá temporariamente a presidência do órgão.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Terra