Prefeitura de Santa Rita disponibiliza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite

Foram realizadas diversas ações voltadas para a saúde da mulher

exame santa ritaA Prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na manhã desta terça-feira (08) diversas atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Nas ações voltadas para saúde, bem estar e prevenção, foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de distribuição de material educativo e de preservativos. Osatendimentos e orientações foram realizados na Sede da. Secretaria de Saúde.

Na ocasião, também foi ministrada uma palestra sobre DST e AIDS, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Os testes rápidos são feitos gratuitamente. É realizada uma coleta com uma pequena amostra de sangue, que detecta os anticorpos contra o HIV em, no máximo, 30 minutos.

Segundo Júlia Vaz, secretária adjunta da saúde, um diagnóstico precoce da doença permite que o paciente comece imediatamente o tratamento e assim possa ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas, se forem bem orientadas e seguirem o tratamento adequado, podem aumentar as chances de terem filhos sem o HIV.

Diversas ações voltadas para a saúde da mulher também foram realizadas na Comunidade Vital de Negreiros e no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Os moradores, além dos testes gratuitos, também participaram de um café da manhã. As mulheres da comunidade receberam presentes em comemoração ao seu dia.

Para o período da tarde, o Departamento de Vigilância Sanitária realizou, em parceria com a Secretaria da Educação, uma palestra sobre dieta e manipulação de alimentos com as merendeiras de toda a rede municipal de ensino. Serão dadas orientações sobre a importância da higiene e de uma alimentação saudável e equilibrada para o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Fonte: Ascom-Santa RIta