Diário Oficial

Prefeitura de Lucena é alvo de alerta do TCE-PB devido ao seu enfrentamento ao covid-19

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) voltou a emitir um alerta no que diz respeito ao enfretamento ao covid-19 por parte das gestões municipais na Paraíba. Desta vez o alvo foi a prefeitura de Lucena. O alerta está presente na edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial Eletrônico do órgão.

O conselheiro Fernando Rodrigues Catão emitiu o alerta diretamente ao prefeito da cidade, Marcelo Sales de Mendonça. O comunicado solicita do gestor medidas de prevenção ou correção a vários pontos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

O órgão alertou para o fato de que o portal do município não traz informações referentes aos contratos, aquisições e licitações relacionadas ao combate ao coronavírus. O TCE-PB, alertou também que Lucena apresentou uma relação do total de casos e a população pior que a mesorregião (Zona da Mata).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Lucena tem uma população estimada em 2020 de 13.214 pessoas. Já segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Lucena apresenta, até essa segunda-feira (5), 506 casos de covid-19 e 6 óbitos.

Além disso, o TCE constatou uma baixa aplicação de recursos federais recebidos dos Fundos Nacionais de Assistência Social e Saúde, na ordem de apenas 15,37%. O órgão alertou que a despesa per capita para o combate ao covid-19 é menor que a média dos municípios do estado.

Além de Lucena, outras sete prefeituras, dentre elas Cabedelo, receberam alertas do mesmo teor pelo TCE nessa segunda-feira).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba