4,8%

Prefeitura de João Pessoa nega aumento e aponta redução do endividamento em 63%

Dados são do Tesouro Nacional

endividamento1João Pessoa é uma das capitais com o menor índice de endividamento do país, saindo de 13,20%, no final de 2012, para apenas 4,85% no ano passado, uma queda superior aos 63%. Os dados constam no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, da Secretaria do Tesouro Nacional.

O índice de endividamento é a relação da dívida com a arrecadação do município. O resultado positivo foi alcançado após a adoção de medidas austeras, e preventivas, como corte nos gastos e eficiência orçamentária. “Nosso orçamento é elaborado de acordo com a realidade econômica, e buscamos sempre antecipar a leitura dos cenários, para não sermos surpreendidos”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo.

O secretário de Finanças da capital, Sérgio Alves Barbosa, lembrou que nos últimos dois anos a Prefeitura não contraiu novos empréstimos, manteve as contas em dia e reduziu gastos. “Adotamos a política de só investir o que temos, medida que vem dando à administração reconhecimento nacional, como um dos índices de execução orçamentárias mais eficientes do país”, lembrou.

O secretário destacou o ranking elaborado pela Revista Istoé com a empresa Austin Ratings, que se uniram para mapear em 2015 as melhores cidades do Brasil. De acordo com vários aspectos analisados, dentre eles econômicos e sociais, João Pessoa ficou classificada como a segunda melhor cidade em execução orçamentária. O município ainda foi destaque em questões referentes à qualidade de vida (3º lugar) e desenvolvimento humano (8º).

Transparência – A capital paraibana também foi reconhecida nacionalmente pela transparência pública. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), a cidade aparece entre os municípios mais transparentes do país, título também concedido pelo Ministério Público Federal. O Tribunal de Contas da Paraíba considerou João Pessoa a cidade com maior grau de transparência entre os 223 municípios do estado.

Fonte: Secom-JP