master news

Prefeitos reclamam de situação financeira e lamentam redução do FPM

Os prefeitos de Guarabira, Zenóbio Toscano, do município Bernardino Batista, Gervásio Gomes, Sobrado, George Coelho, de  Picuí, Olivânio Remígio, e o gestor de São José de Piranhas, Chico Mendes, que falaram sobre o evento realizado nesta sexta-feira, 24, pelo Tribunal de Contas da Paraíba com foco em gestão fiscal e planejamento dos municípios.

Em entrevista ao programa Master News, da TV Master, os gestores falaram sobre a realidade em seus municípios e destacaram os pontos principais de seu planejamento, tanto os prefeitos que assumiram as prefeituras neste ano, quanto os que estão na segunda gestão.

Zenóbio Toscano destacou a redução de arrecadação e menores repasses do Fundo de Participação dos Municípios, prejudicando as ações das prefeituras, que não tem como aumentar tributos, “os governo estadual e federal tem como aumentar tributos e conseguem sobreviver, mas nós não temos essa possibilidade e ficamos com nossas finanças de mãos atadas para administrar”, disse.

Chico Mendes afirmou que assumiu a prefeitura de São José de Piranhas neste ano, já foi vereador, mas a experiência de administração que ele tem é na iniciativa privada, assim, ele disse que está aprendendo a lidar com a gestão pública.

Gervásio Gomes disse que a cidade de Bernardino Batista tem certa vantagem diante dos demais gestores por ser um município novo que não tem dívidas como precatórios, que outros gestores precisam organizar as contas para fazer todos os pagamentos em dia.

Olivânio Remígio destacou que tem se preparado para o difícil momento porque sabe que a crise financeira é pior para os municípios que dependem do FPM, “estou guardando dinheiro, sim, e fui criticado por isso, mas sei que há muitos gastos públicos que precisamos nos preparar para eles economizando ao máximo”, pontuou.

George Coelho concordou com os demais prefeitos e pontuou que é importante controlar bem as finanças para dar conta de todas as obrigações, principalmente manter saúde e educação com qualidade, destacou.
Créditos: Polêmica Paraíba