diagnóstico

Prefeito de São Paulo tem câncer com metástase no fígado e fará quimioterapia

O prefeito de São Paulo (PSDB), Bruno Covas, tem um tumor maligno (adenocarcinoma) na região entre o esôfago e o estômago (cárdia), com metástase única no fígado e lesão no sistema linfático. As informações foram dadas nesta segunda-feira pelos médicos da equipe do hospital Sírio Libanês que tratam da doença do prefeito, internado desde o dia 23 de outubro em razão de uma erisipela na perna direita.

Segundo os médicos, o prefeito, que tem 39 anos, será submetido a sessões de quimioterapia e não há previsão de alta até o fim da semana, que é quando vence o prazo de 10 dias de administração de antibióticos que ele está recebendo.

A suspeita de câncer surgiu após a constatação de uma tromboembolia no pulmão. O diagnóstico de câncer foi confirmado hoje, após a conclusão de um exame de imagem (Pet Scan).

Segundo o infectologista David Uip, o câncer foi descoberto por “sorte”, uma vez que Covas não apresentava sintomas de tumor na cárdia. “Ele jamais apresentou sintomas digestivos, ele não emagreceu, foi realmente um achado que eu costumo dizer, um achado de sorte. Felizmente, achamos e fizemos o diagnóstico”, disse Uip.

“Nunca vi um diagnóstico tão precoce”, disse Uip. “Não existe um ranking de agressivo ou não para tumores. Nós podemos dizer que a doença foi traiçoeira, porque não trouxe nenhum sintoma local. A primeira manifestação [da doença] foi a trombose”, afirmou o oncologista Artur Katz.

O diagnóstico contou com dois procedimentos invasivos, uma endoscopia com biópsia e uma laparoscopia realizada pelo cirurgião Raul Cutait. Covas passou a noite de domingo na UTI “por segurança” para fazer os procedimentos de biópsia e já está no quarto, segundo Uip.

Segundo os médicos, Bruno Covas é uma pessoa saudável, com bons hábitos alimentares e com uma rotina de exercícios que inclui academia de ginástica cinco vezes por semana. Segundo a junta médica, o câncer de Bruno Covas não tem relação genética com a doença que vitimou o avô dele, Mário Covas, então governador de São Paulo, morto em 2001. Covas teve câncer na bexiga relacionado ao hábito de tabagismo.

Nesta segunda, Covas publicou uma mensagem no Instagram, agradecendo mensagens de apoio e demonstrando confiança na superação da doença. “Não tenho dúvidas que vou vencer esse desafio. Quero agradecer as centenas de mensagens que tenho recebido de inúmeras pessoas. Ajuda muito a atravessar a tempestade”, postou.

Fonte: Valor Econômico
Créditos: Valor Econômico