Política

Prefeito autoriza início das obras de construção de escola de tempo integral no Alto do Mateus

O prefeito Luciano Cartaxo autoriza nesta segunda-feira (19), às 9h, o início das obras de construção de uma escola de tempo integral no bairro Alto do Mateus

Prefeito autoriza início das obras de construção de escola de tempo integral no Alto do Mateus

A escola de tempo integral será construída com recursos da ordem de R$ 2,8 milhões

O prefeito Luciano Cartaxo autoriza nesta segunda-feira (19), às 9h, o início das obras de construção de uma escola de tempo integral no bairro Alto do Mateus. Esta é a primeira das cinco instituições de ensino que serão construídas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e terão obras iniciadas ainda neste ano. A novaunidade vai atender cerca de 500 estudantes. A solenidade acontecerá na Rua Ambrósio Rodrigues de Souza, vizinho à Escola João XXIII, onde a obra ficará localizada.

“Nossa administração tem demonstrado uma atenção muito especial com a educação, primeiro com a implementação de um novo padrão para as creches, e agora também com a ampliação do número de escolas em tempo integral”, destacou o prefeito. “Vamos aumentar a oferta de vagas e, dessa forma, garantir que as crianças e adolescentes estejam na escola, com acesso à sala de aula, mas também com acesso à cultura, esporte, recreação e outras atividades que ajudem no seu desenvolvimento como cidadão”.

A escola de tempo integral será construída com recursos da ordem de R$ 2,8 milhões, oriundos do Governo Federal com contrapartida da PMJP. A estrutura vai contar com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, recreio coberto, refeitório, ginásio poliesportivo e uma bateria de banheiros específicos para escolas de tempo integral, com chuveiros e vestiário.

A obra pretende ampliar a oferta do ensino integral, que garante educação regular em um turno e acesso a atividades esportivas, culturais, recreativas e de reforço escolar no outro. Além disso, serão disponibilizadas quatro refeições diárias. A nova escola ainda vai contar com climatização em todas as salas, além de uma central de monitoramento por câmeras, dentro do programa “Escola Segura”.

Ensino – A unidade do Alto do Mateus vai receber alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. “A ideia é que até 2016 consigamos suprir toda a demanda reprimida na área para crianças de 4 e 5 anos de idade”, explicou a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira. “A escola em tempo integral é a oportunidade de uma formação completa para as crianças e de tranquilidade para os pais, que vão poder trabalhar sabendo que os filhos estão em um ambiente seguro”, complementou.

Atualmente, a cidade de João Pessoa conta com 95 escolas, sendo 14 em tempo integral. Até o fim do ano, cinco novas unidades estarão com obras em andamento. Além do Alto do Mateus, serão beneficiados os bairros João Paulo II, Mumbaba (Cidade Verde), Gramame (Colinas do Sul) e Loteamento Colinas do Sul II.