Bastidores

POR ONDE ANDAM? Saiba quais são os projetos pessoais dos ex-Deputados que ficaram sem mandato após as eleições de 2022

As eleições de 2022 trouxeram um grande número de renovação do quadro de políticos na Assembleia e uma mudança mais tímida na Câmara dos Deputados.

Arte: Marcelo Jr

As eleições de 2022 trouxeram um grande número de renovação do quadro de políticos na Assembleia e uma mudança mais tímida na Câmara dos Deputados.

Dos 36 Deputados, tivemos a reeleição de vinte e dois e a entrada de catorze novos parlamentares, sendo que 11 destes eleitos, nunca tinham sido Deputados Estaduais. Já em Brasília, dos 12 Deputados Federais Eleitos, cinco foram novidades perante a eleição de 2018.

Alguns nomes não conseguiram se reeleger, outros disputaram um outro cargo e não foram vitoriosos e quatro Deputados preferiram não disputar a reeleição por motivos pessoais. Nessa matéria iremos explicar cada caso e mostrar quais são os novos projetos dos ex-Deputados que ficaram sem mandato após as eleições do ano passado.

Arte: Marcelo Jr

Manoel Ludgério: O ex-Vereador da Rainha da Borborema e Deputado Estadual por cinco mandatos, ficou na primeira suplência, perdendo a reeleição por apenas 85 votos para o também campinense Tovar Correia Lima. Ludgério irá apoiar a reeleição da esposa Ivonete para a Câmara Municipal de CG e continua trabalhando em suas bases como Juripiranga e São Domingos do Cariri visando uma possível volta a Assembleia em 2026.

Buba Germano: O ex-Prefeito de Picuí e Deputado Estadual por dois mandatos, decidiu abrir mão da candidatura e reeleição em razão de problemas jurídicos. Em seu lugar entrou sua esposa Gilma Germano, que ficou na primeira suplência do PSB, Buba deixou a possibilidade de mais uma vez disputar a Prefeitura de Picuí, mas a tendência é ele tentar uma volta a Assembleia em 2026.

Dr. Érico: O representante de Patos e Deputado Estadual eleito em 2018, decidiu não disputar a reeleição para focar seus esforços na medicina. Sua esposa Germana Wanderley foi candidata pelo Solidariedade e pode ser um dos nomes da oposição visando uma disputa contra o Prefeito Nabor Wanderley nas eleições do ano que vem.

Jeová Campos: Deputado Estadual por três mandatos, Jeová desistiu da reeleição para apoiar a empreitada do aliado histórico Chico Mendes, que saiu vitorioso. Jeová foi convidado pelo Ex-Governador Ricardo Coutinho para ser o seu companheiro de chapa no Senado, que acabou ficando na terceira colocação, na sua saída da Assembleia, Campos afirmou que não irá largar a política, mas não deu maiores detalhes de como seria essa volta. Já em fevereiro deste ano, o petista foi nomeado para o cargo de Procurador Chefe Adjunto da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB).

Moacir Rodrigues: O irmão do ex-Prefeito Romero Rodrigues, acabou ficando na terceira suplência do PL nas eleições passadas e não vem se manifestando publicamente sobre seu futuro na política.

Arte: Marcelo Jr

Pollyanna Dutra: A ex-Prefeita de Pombal estava em seu primeiro mandato na Assembleia, quando foi escolhida para ser a Senadora na chapa do Governador João Azevêdo. Com pouco tempo de campanha e um nome até então desconhecido do grande público, Pollyanna surpreendeu ficando na segunda colocação. Após a eleição muito foi ventilado sobre qual seria o futuro da ex-Prefeita, que acabou sendo nomeada Secretária de Desenvolvimento Humano.

Raniery Paulino: O filho do ex-Governador Roberto Paulino e Deputado Estadual por quatro mandatos, disputou uma vaga na Câmara Federal, tendo uma ótima votação, ficando na primeira suplência do Republicanos. Raniery assumiu um cargo no CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) em Brasília e deve assumir a titularidade em uma licença de um dos três eleitos do Republicanos.

Frei Anastácio: O ex-Deputado Estadual por quatro mandatos, perdeu a reeleição na Câmara Federal ficando na segunda suplência do PT. Famoso por sua atuação junto a agricultura familiar, Anastácio que sempre foi um dos grandes aliados do Governador no partido de Lula, assumiu a Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Julian Lemos: Um dos principais nomes da direita em 2018, Julian se tornou uma das principais figuras da política paraibana, sendo um dos principais nomes da fusão PSL-DEM, que originou o União Brasil. Após repetidas críticas a gestão Bolsonaro, Lemos perdeu força ficando na suplência de Damião Feliciano. Na última semana, Julian foi nomeado consultor técnico no gabinete do Governador.

Anísio Maia: Nome histórico do PT no estado, o ex-Deputado Estadual por três mandatos, saiu do partido após rusgas que causaram sua suspensão após as eleições de 2020. Aliado de João Azevêdo, Maia foi para o PSB, ficando na segunda suplência nas últimas eleições. O ex-Deputado foi nomeado para ocupar o cargo de provimento em comissão de Gestor de Programa Especial do Gabinete do Governador.

Ricardo Barbosa: O ex=Deputado Estadual por dois mandatos, tentou uma vaga na Câmara Federal, ficando na primeira suplência do PSB. Barbosa foi nomeado Presidente da Companhia Docas da Paraíba e é um dos nomes mais fortes da oposição como possível candidato à Prefeitura de Cabedelo em 2024.

Arte: Marcelo Jr

Edna Henrique: Ex-Prefeita de Monteiro e Deputada Federal por um mandato, Edna decidiu não disputar a reeleição após a morte do marido, o saudoso Deputado João Henrique. A ex-Prefeita não confirmou candidatura, mas informações de bastidores afirmam que ela poderá mais uma vez sair candidata, dessa vez na oposição.

Estela Bezerra: A Deputada Estadual por dois mandatos, tentou uma vaga na Câmara Federal, ficando na primeira suplência do PT. Estela é um dos nomes ventilados para uma possível candidatura do partido em João Pessoa, em uma disputa que também englobaria os ex-Prefeitos Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho e o Vereador Marcos Henriques.

Pedro Cunha Lima: O ex-Deputado Federal por dois mandatos, decidiu sair candidato ao Governo do Estado e em uma surpreendente votação, ficou atrás de João Azevêdo, mesmo vencendo em Campina Grande e João Pessoa. Rumores de que Pedro poderia ser candidato a Prefeitura de João Pessoa, esquentaram os bastidores da política nas últimas semanas, mas a tendência é o apoio do grupo a candidatura do Deputado Federal Ruy Carneiro.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba