38 militares

Policiais que participaram do massacre em Paraisópolis são afastados

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na noite desta segunda-feira (9) que decidiu afastar os 38 policiais militares que atuaram na ação contra baile funk na favela de Paraisópolis que resultou na morte de nove jovens.

Segundo a Folha, Doria tomou a decisão após conversa com familiares das vítimas do massacre. Na última semana ele havia afirmado que não iria mudar a atuação da segurança pública de São Paulo. Criticado, recuou.

“O afastamento é uma questão de respeito. Não vamos afastar seis se há 38 envolvidos”, afirmou Maria Cristina Quirino, mãe de Denis Henrique, de 16 anos, morto no episódio. Inicialmente, apenas seis oficiais haviam sido afastados.

“Não há reparo que pague a nossa dor. Eu tenho certeza de que a abordagem dos policiais seria diferente se fosse em outra região da cidade”, declarou Fernanda dos Santos Garcia, irmã de outra vítima, Denis Franco, de 16 anos.

A cúpula da Polícia Militar teria ficado descontente com o ato do governador e defendido que os afastamentos devem acontecer após investigação da Corregedoria da PM.

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Redação Revista Fórum