fim do bubismo

POLÊMICA: Mesmo derrotado nas eleições Tota Guedes será eleito presidente da FAMUP nesta segunda-feira em chapa única

Uma grande polêmica está havendo em torno desta eleição da Famup. O atual presidente da entidade não é mais prefeito e perdeu as eleições deste ano em sua cidade Pedra Lavrada para o sr. Jarbas Melo (PSD). Tota Guedes obteve 2.101 votos e o vencedor Jarbas obteve 2.267.

201609050838470000004764
A eleição para escolha da nova diretoria da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) ocorre nesta segunda-feira (31) das 8 as 17 horas na sede da entidade. O atual presidente, ex-prefeito Tota Guedes de Pedra Lavrada concorre em chapa única tendo como candidato a vice-presidente o prefeito reeleito Dudu Dantas de Cubati.

NÃO ELEITO

Uma grande polêmica está havendo em torno desta eleição da Famup. O atual presidente da entidade não é mais prefeito e perdeu as eleições deste ano em sua cidade Pedra Lavrada para o sr. Jarbas Melo (PSD). Tota Guedes obteve 2.101 votos e o vencedor Jarbas obteve 2.267.

CONTESTAÇÃO

Os prefeitos eleitos de Picuí e Soledade, Olivanio Remígio (PT) e Geraldo Moura Ramos (PP), respectivamente, prometem travar uma verdadeira batalha jurídica nos tribunais para evitar que a eleição para a presidência da Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba).

20161025113236

A Famup é comandada há vários anos por aliados do deputado Estadual, Buba Germano (PSB), adversário ferrenho de Olivanio que, inclusive, derrotou o professor, Renan Germano (PSB), irmão do parlamentar e pôs fim a era denominada como o “Bubismo”, na capital da carne de sol.

O prefeito eleito picuiense tem se articulado nos bastidores com diversos gestores e promete ir as últimas consequências para também por fim a influência de Buba na Famup que, na sua opinião, é um atraso para os municípios que integram a entidade.

O Estatuto da Famup é eivado de vícios cujo único objetivo é a perpetuação de um reduzido grupo no poder.

A eleição da entidade, que estava prevista para ocorrer entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2017, foi antecipada para o dia 31 do corrente mês e o ex-prefeito de Pedra Lavrada, Tota Guedes, aliado histórico de Buba, é mais uma vez candidato á presidência da Famup.

Ele foi candidato novamente a prefeito de Pedra Lavrada, localizada no Seridó paraibano, mas perdeu a eleição para Jarbas Melo (PSD).

Tota alega que, de acordo com o estatuto da Famup permite que um ex-prefeito assuma a presidência da instituição, desde que o prefeito atual autorize, porque o filiado é o município e não o gestor de plantão.

Tota conta com um primo e aliado de primeira hora na Prefeitura, Roberto Cordeiro (PSB), mas até o dia 31 de dezembro, pois vai dar o lugar a Jarbas, vencedor do pleito de 2 de outubro.

Ou seja, é por isso que o grupo de Buba está com pressa para realizar a eleição, pois desta forma conseguiria deixar seu pupilo, Tota, no comando da Famup e evitaria uma disputa incerta em 2017.

Disputa nos tribunais

O prefeito eleito de Soledade, se lançou como pré-candidato da Famup e promete ir à Justiça para tentar barrar a antecipação da eleição.

Geraldo disse que, caso aconteça realmente a eleição este mês, diversos prefeitos eleitos teriam lhe garantido que desfiliaria seus respectivos municípios da Famup, haja vista que não teriam direito a voto, porque só tomam posse a partir de 1º de janeiro.

O novo gestor soledadense disse que é benéfico para a democracia a alternância de poder e que se coloca contra a reeleição de Tota justamente por esses princípios.

“A reeleição não é benéfica em nenhum processo democrático. Não tenho nada contra Tota, mas ele já ocupou a presidência por dois mandatos e se coloca como candidato novamente”, disse Geraldo em entrevista ao Correio Debate.

OUTRO PRETENDENTE

 

A sucessão pela presidência da Federação dos Municípios da Paraíba (FAMUP) acaba de ser deflagrada pelo prefeito eleito de Baia da Traição, Serginho Lima, ao anunciar que tem contatado diversos prefeitos no sentido de construir uma nova composição e fase na entidade.

sergio-serginho-lima-300x228

Em contato com a imprensa, ele se disse motivado em mobilizar e pactuar uma nova gestão participativa na FAMUP. Ele tenderia a votar na reeleição do presidente Tota, entretanto, como ele não ganhou a eleição em Pedra Lavrada esta condição ficou prejudicada, segundo ele.

Nos próximos dias, ele disse ter novidades no sentido de abrigar mais prefeitos neste projeto de ação partilhada na FAMUP.

 

 

 

 

Fonte: polemica