Paraíba - Quatro membros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) se inscreveram para disputar a eleição que formará a lista tríplice a ser encaminhada ao governador João Azevêdo (PSB), responsável por nomear o novo procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2027.
Estão na disputa o promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho, o procurador de Justiça João Geraldo Barbosa, o promotor de Justiça Rodrigo Marques da Nóbrega e o procurador de Justiça Aristóteles de Santana Ferreira. Os nomes foram divulgados conforme a ordem de inscrição.
As inscrições foram feitas por meio da Extranet e recepcionadas pela Comissão Eleitoral designada para acompanhar o processo. Segundo o presidente da Comissão, procurador de Justiça José Guilherme Soares Lemos, será realizado o exame formal dos requerimentos, e a relação definitiva dos candidatos será publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPB em até dois dias úteis.
Eleição para Procurador-Geral de Justiça
A eleição será realizada no dia 31 de julho, das 8h às 16h, por meio de sistema eletrônico web, disponibilizado na extranet da Procuradoria-Geral de Justiça. O voto será secreto e plurinominal, destinado a todos os integrantes da carreira do MPPB.
Encerrada a apuração, a Comissão Eleitoral — composta também pelos promotores de Justiça Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto — proclamará o resultado com base nos dados gerados pelo sistema, classificando os candidatos em ordem decrescente de votos. Os três mais votados formarão a lista tríplice.
A lista será então encaminhada ao atual procurador-geral de Justiça, que terá até três dias para enviá-la ao governador. João Azevêdo, por sua vez, terá 15 dias para escolher o novo chefe do Ministério Público da Paraíba.
Com informações de Jornal da Paraíba.