Exclusivo

PMJP pretende recontratar comissionados ainda neste mês, diz secretário Fábio Rocha; ele ainda desmentiu 'terceirização das USF's': "Totalmente falsa" - ENTENDA

Entra gestão, sai gestão e o assunto continua: cargos comissionados. Neste ano, não é diferente

Entra gestão, sai gestão e o assunto continua: cargos comissionados. Neste ano, não é diferente.

Por isso, o médico Fábio Rocha, secretário de saúde de João Pessoa, afirmou, em entrevista ao Polêmica Paraíba, que a Prefeitura da capital pretende recontratar os funcionários com cargos comissionados ainda em janeiro. Segundo Fábio, de acordo com a legislação, a Prefeitura precisa recontratar, porém com um quantidade menor do que havia. Estima-se que mais de 15 mil comissionados faziam parte do quadro da PMJP.

“Como existe a lei que obstrui esse tipo de contratação, a capacidade tem que ser menor. A gente está reavaliando e acredito que, na próxima semana, vai começar a recontratação“, afirmou Fábio em entrevista ao repórter Samuel de Brito, do Polêmica Paraíba.

No início do mês, a prefeitura exonerou todos os prestadores de serviços, como também são chamados.

Fábio Rocha reafirmou ainda que é a favor de concurso para preencher essas vagas: “Nós somos favoráveis ao concurso. Essa situação de ‘sai e volta’ tem que acabar, porque só complica a gestão”.

O assunto surgiu numa conversa sobre a manutenção dos profissionais do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), que é composto por profissionais com cargos comissionados.

Já que governo federal suspendeu a verba destinada ao NASF que vinha para os municípios, cabe agora a prefeitura arcar com os custos.

Fake news circulou apontando “terceirização nas USF’s”

Nos grupos de Whatsapp dos profissionais de saúde do munícipio circulou uma informação falsa que apontava uma espécie de terceirização nas Unidades de Saúde da Família (USF’s). Segundo o conteúdo divulgado, os profissionais que exercem os cargos de gerente (que são comissionados) seriam substituídos por administradores.

Além disso, profissionais alegaram que Organizações Sociais (chamadas OS), que são um tipo de associação privada que recebe subsídio da prefeitura para prestar serviços, seriam implantadas, terceirizando, assim, alguns serviços.

Na entrevista, Fábio Rocha desmentiu a alegação: “Totalmente falsa. Isso não foi nem cogitado, não existe na pauta terceirizar, não foi nem discutido”.

Informatização do atendimento

O secretário disse ainda que o objetivo da gestão nas USF’s é informatizar o atendimento: “Queremos informatizar, ter atendimento direto no sistema, o e-SUS, para facilitar”, finalizou Fábio.

Fonte: Samuel de Brito
Créditos: Samuel de Brito/Polêmica Paraíba