intolerância

Plenária virtual de candidato a vereador do PT é invadida por nazistas

Grupo passou a compartilhar imagens de soldados nazistas, assim como mensagens agressivas e de cunho sexual. Candidato planeja denúncia na PF.

Uma reunião online conduzida pelo candidato a vereador pelo PT em Florianópolis (SC), Gilberto Del’Pozzo, foi invadida por um grupo nazista na noite desta quinta-feira (22). O objetivo inicial da reunião era debater ações de campanha com apoiadores do candidato, mas encontro precisou ser interrompido após a invasão.

Imagens mostram o momento em que os invasores entram na videochamada. O grupo passou a compartilhar vídeos de soldados nazistas em marcha, assim como explosões de bomba e trechos de filmes. Um dos participantes do ataque também aparece no vídeo escovando os dentes enquanto segura uma arma com a outra mão.

Em entrevista à Fórum, Del’Pozzo conta que a reunião tinha acabado de começar quando o ataque aconteceu. Logo no início, no entanto, ele e os demais participantes notaram que havia uma pessoa desconhecida na sala. “A pessoa tinha digitado algo estranho no chat e, logo em seguida, se multiplicaram telas na reunião com vídeos, palavras agressivas, palavras de cunho sexual e apologia ao nazismo. Por mais que tentássemos tirar o som e derrubar essas telas, não havia condição para isso. Perdemos o controle da reunião”, conta o candidato.

Participavam da reunião diversos setores que apoiam a candidatura de Del’Pozzo em Florianópolis, como bancários, eletricitários, representantes da área da cultura, das pessoas com deficiência, entre outros. “Tínhamos famílias, casais que estavam participando. Era uma reunião que poderia ter crianças por perto dos familiares”, comenta.

Após a reunião, o candidato a vereador e demais membros da campanha conversaram sobre levar o caso à Polícia Federal, já que se trata de um crime de ódio e de cunho nazista. A orientação do setor jurídico da campanha, no entanto, é que se registre um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Florianópolis.

“Esse tipo de situação só nos dá energia e força para fazermos esse enfrentamento como ele deve ser feito, rechaçando esse tipo de postura. Isso é fruto de uma política instalada no país no último período e que está dando vazão a esse tipo de agressividade, de pensamento que precisa ser rechaçado pela sociedade”, finaliza o candidato.

Confira:

 

Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum