avanço

PET Scan adquirido por Raimundo Lira será entregue aos pacientes do hospital Napoleão Laureano

Nesta segunda-feira (02), às 10h, o Hospital Napoleão Laureano entrega aos pacientes o PET Scan, equipamento que foi adquirido com recursos de convênio com o governo federal, viabilizado graças a iniciativa do senador Raimundo Lira.

“Foi uma luta de quase dois anos para conseguir este grande sonho do Hospital Napoleão Laureano, de ter um equipamento desta importância. Será o primeiro hospital na Paraíba, que atende pelo SUS, que terá um PET Scan. Portanto, a população carente está de parabéns. Eu estou feliz por ter realizado este grande sonho”, destacou Raimundo Lira na época em que foi anunciada a aquisição do equipamento.

O PET Scan é um scanner que delineia todo o órgão permitindo a captação da função celular e a parte anatômica com mais precisão. Essa máquina custou 5 milhões e 200 mil reais. Já a Gama Câmara é uma tomografia em que faz os cortes do órgão em várias posições mostrando todas as informações necessárias para avaliação e tratamento.

O hospital também vai entregar aos pacientes uma Câmara Cintolográfica (Gama Câmara), que vai auxiliar no tratamento e diagnóstico mais preciso dos tumores.

Os dois equipamentos vão funcionar no Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI), que já realiza exames de raio-x, tomografia computadorizada, ultra-sonografia, mamografia e ressonância nuclear magnética. No ano passado foram realizados 25.666 exames, sendo 23.366 pelo SUS.

“Vai ser um grande avanço para os pacientes do SUS, pois nenhum hospital da Paraíba dispõe desses equipamentos, apenas clínicas privadas que cobram aproximadamente 4 mil reais por exame realizado na Gama Câmara, por exemplo, que tem uma grande eficiência no diagnóstico e tratamento contra a tireóide, devido a grande incidência de casos no hospital. Agora os pacientes terão acesso a esses exames e não gastarão nada e será tudo pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Antônio Carneiro Arnaud, presidente da Fundação Napoleão Laureano.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria