Política

PESQUISA SETA/POLÊMICA: João lidera preferência para senador, Veneziano ocupa o 2° lugar; novos nomes podem mudar cenário - VEJA OS DADOS

PESQUISA SETA/POLÊMICA: João lidera preferência para senador, Veneziano ocupa o 2° lugar; novos nomes podem mudar cenário - VEJA OS DADOS

Parceria entre Polêmica Paraíba e Instituto Seta continua fornecendo dados para a população avaliar o cenário político de 2026. Nesta terça-feira (09), foi divulgado o quadro para o Senado Federal.

Os números apresentados levam em consideração a soma do primeiro com o segundo voto. O candidato João Azevedo (PSB) segue na liderança, mesmo com uma redução em seus índices. Na soma dos votos, ele lidera com 67,8%.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que busca seu segundo mandato no Senado, aparece em seguida com 41,4% na soma das intenções de voto.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), continua se fortalecendo no sertão do estado e registra 18,8%.

Marcelo Queiroga (PL) tem 15,3%, e Major Fábio (Novo), recém-inserido na disputa, aparece com 5,3%.

O percentual de brancos e nulos soma 27,5%, enquanto não sabe/não respondeu alcança 23,9%.


Rejeição

Os números de rejeição também foram averiguados.

Major Fábio (Novo) tem 15,1% de rejeição. Nabor Wanderley (Republicanos) 12,2% de rejeição. Marcelo Queiroga (PL) ficou em terceiro lugar com 11,9%.

Veneziano (MDB) com 10% é seguido de perto por João Azevedo (PSB) com 9,9%. Brancos e nulos somam 28,4% e não sabe/não respondeu 12,5%.

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, ouviu 1.500 eleitores em 95 municípios paraibanos, com margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. 
Sobre o Instituto Seta

Sobre o Seta

Fundado em 2009, o Instituto Seta é especializado em pesquisas de mercado, opinião pública e análise político-eleitoral, consolidando-se como referência no Nordeste, realizando centenas de levantamentos com metodologia rigorosa e compromisso ético, em conformidade com a legislação. Seu diretor-geral, Daniel Menezes, é cientista político (UFRN) com doutorado em Ciências Sociais e vasta experiência em campanhas eleitorais.