ELEIÇÕES 2022

PESQUISA PODERDATA: Lula lidera com 41%, Bolsonaro tem 30% e Moro empata com Ciro

Em uma nova pesquisa do PoderData, divulgada nesta quarta-feira, (2), pelo site “Poder360”, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança para a disputa deste ano para um presidente. Lula aparece com 41% das intenções de voto, à frente do Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 30%.

Em comparação com o levantamento anterior, realizado 15 dias, a pesquisa mostra tendência de queda e de crescimento de Bolsonaro, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Há 15 dias o petista estava com 42%, e Bolsonaro com 28%. A diferença entre os dois era de 14 pontos percentuais e agora é de 11.

Em terceiro lugar aparecem numericamente empatados o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), ambos com 7%. Moro no entanto, oscilou, um percentual anterior em relação à pesquisa, enquanto o presidenciável do PDT aumentou 3% para 7%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos próprios, entre ontem e hoje, por meio de ligações para telefones fixos celulares. Foram ouvidas 3 mil pessoas em 245 cidades espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança, de 95%. A pesquisa foi registrada junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09445/2022.

Confira o cenário do primeiro turno:

Lula (PT): 41%
Bolsonaro (PL): 30%
Moro (Podemos): 7%
Ciro Gomes (PDT): 7%
André Janones (Avante): 2%
Alessandro Vieira (Cidadania): 1%
Simone Tebet (MDB): 1%
Rodrigo Pacheco (PDT): 1%
Felipe D’Ávila (Novo): 0%
Branco/nulo: 5%
Não sabemos: 3%

Duas semanas atrás, o petista tinha três pontos percentuais a menos em relação à soma dos demais candidatos (Lula tinha 42% contra 45% dos outros candidatos somados). Hoje, a diferença subiu para 10 pontos (41% contra 51%).

Diferença entre Lula e Bolsonaro cai no 2º turno
O levantamento do PoderData também mostra que Lula vencedor em um eventual segundo turno contra Bolsonaro. A diferença caiu de 22 para 17 pontos percentuais. O instituto não revelou do petista contra outros candidatos.

Lula x Bolsonaro: 54% a 37%

A vantagem do ex-presidente, entretanto, já foi maior. Na pesquisa entre 30 de agosto e 1º de setembro do ano passado, por exemplo, a vantagem de Lula era 25 pontos percentuais no segundo turno. Enquanto o petista estava com 55% das intenções de voto à época, Bolsonaro tinha 30%.

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O fez pesquisas por telefone de forma inteligente, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta em perguntas e como responde discando seu telefone a opção desejada.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: UOL