Eleições 2022

Pesquisa Ipespe: Lula lidera todos os cenários, e Bolsonaro tem reprovação recorde

Levantamento por telefone feito pelo instituto Ipespe entre 22 e 24 de setembro em todo o Brasil apurou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança nas intenções de voto para as eleições de 2022 em todos os cenários de primeiro e de segundo turno. A pesquisa também aponta que a reprovação ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) segue crescendo, atingindo o recorde de 55% dos entrevistados que consideram a gestão ruim ou péssima.

A pesquisa é feita com o mesmo formato desde 2018, contratada junto ao Ipespe pela corretora de valores XP Investimentos. Na rodada anterior da pesquisa, o crescimento das intenções de voto em Lula e da reprovação de Bolsonaro gerou uma crise entre os sócios da XP, que reclamaram da metodologia do levantamento.

A rodada atual teve a realização e divulgação adiadas e mudou de nome (perdendo o XP), mas manteve as tendências de derretimento do governo e da força eleitoral de Lula.

Levantamento de 1º turno

No primeiro cenário, Lula alcança 43% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (28%), Ciro Gomes (11%), João Doria (5%), Luiz Henrique Mandetta (4%) e Rodrigo Pacheco (2%). Na pesquisa anterior, de agosto, Lula tinha 40%, Bolsonaro 24% e Ciro 10%.

No segundo cenário, com mais candidatos, Lula tem 42% das intenções, seguido por Bolsonaro (25%), Ciro (9%), Sergio Moro (7%), Mandetta (3%), José Luiz Datena (3%), Eduardo Leite (3%), Simone Tebet (1%), Rodrigo Pacheco (1%) e Alessandro Vieira (0%).

Cenários de 2º turno

Contra Bolsonaro, Lula venceria por 50% a 31% se a eleição fosse hoje, segundo o Ipespe. Contra Moro, Lula venceria por 53% a 34%. Contra Ciro, o petista venceria por 49% a 30%. Contra Leite, Lula ganharia por 49% a 30%. Contra Doria, por 50% a 27%.

 

Avaliação do governo

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro chegou ao pior índice: 55% consideram a gestão como ruim ou péssima. Veja o histórico:

 

Esperando pelo pior

A pesquisa Ipespe também apurou que a maioria absoluta dos entrevistados (69%) acreditam que o país enfrentará racionamento de energia nos próximos meses – e só 9% acreditam que isso não acontecerá.

 

A pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos foi realizada por telefone entre os dias 22 e 24 de setembro, com mil pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Fonte: METROPOLES
Créditos: Polêmica Paraíba