Cenários

PESQUISA IPEC: Lula está 20 pontos à frente de Bolsonaro, lidera corrida presidencial e venceria eleições no 1º turno

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipec e divulgada nesta quarta-feira (22), o ex-presidente Lula (PT) aparece mais de 20 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), levando o petista a vencer as eleições ainda no primeiro turno, contra Bolsonaro e outros possíveis candidatos.

Foram simuladas duas situações. No primeiro cenário, Lula tem 48% contra 23% das intenções de voto do presidente Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, à frente de João Doria (PSDB), com 3%. O ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM) também tem 3%. Votos em branco e nulos somam (10%) e não sabe ou não responderam, 4%.

No segundo cenário, com mais pré-candidatos, Lula aparece com 45% das intenções de voto contra 22% de Bolsonaro. Ciro Gomes aprece com 6%, à frente do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (sem partido), que tem 5%. O apresentador José Luiz Datena (PSL) aparece em seguida, com 3%, e João Doria, com 2%. Mandetta e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) estão empatados com 1%.

Já os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Simone Tebet (MDB-MS) não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam 5% dos entrevistados.

Neste segundo cenário, o ex-presidente Lula aparece, no limite da margem de erro, com chances vencer as eleições presidenciais ainda em primeiro turno, se o pleito fosse hoje.

A pesquisa IPEC foi realizada entre 16 e 20 de setembro e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba