Intenção de voto

PESQUISA EXAME/IDEIA: Lula venceria em todos os cenários de segundo turno e Bolsonaro em apenas um - VEJA NÚMEROS

O ex-presidente Lula (PT) aumentou sua vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um cenário de possível segundo turno nas eleições presidenciais do próximo ano. Os dados são da mais recente pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (12).

Se as eleições fossem hoje, o petista teria 48% das intenções de voto, contra 31% do atual presidente em um hipotético segundo turno. Em julho, essa distância era de 12 pontos percentuais. Outros 16% disseram que votariam Branco ou Nulo, e 5% não souberam responder.

Na série de perguntas estimuladas (quando são apresentados os nomes), Lula venceria em todos os cenários de segundo turno. Contra João Doria (PSDB) o placar seria de 50% para o petista contra 22% do tucano; contra Eduardo Leite (PSDB), Lula teria 48% dos votos contra 22% de Leite; contra Sergio Moro (Podemos), o resultado seria 45% x 25% para o petista; e contra Ciro Gomes (PDT), Lula sairia vitorioso com 44% dos votos contra 31% do pedetista.

Bolsonaro no segundo turno

A pesquisa ainda simulou outros dois cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente Jair Bolsonaro. Além da derrota para Lula, Bolsonaro também perderia em um eventual segundo turno para Ciro Gomes. O pedetista teria 36% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro.

Já uma simulação entre Bolsonaro e o ex-ministro Sergio Moro colocaria o atual presidente vencedor com 32% dos votos, contra 30% do ex-juiz federal.

Primeiro turno

Na simulação estimulada (quando são apresentados os nomes) de primeiro turno, Lula também lidera em todos os cenários. O ex-presidente tem 35% das intenções de voto, contra 25% de Bolsonaro; 7% de Ciro Gomes; 5% de Sergio Moro; 2% de João Doria; e 2% de Eduardo Leite. Luiz Henrique Mandetta, Alessandro Vieira, Rodrigo Pacheco e Cabo Daciolo somaram um ponto percentual cada.

Já na pesquisa espontânea (quando não são apresentados os nomes), Lula lidera com 25% das intenções de voto, seguido de Bolsonaro, com 18%; Ciro Gomes, com 3%; João Doria com 1%; e Sergio Moro com 1%.

Desaprovação da gestão Bolsonaro

A pesquisa também perguntou ao entrevistado como avalia o governo de Jair Bolsonaro até o momento. Entre as respostas, 43% disseram que acham o governo péssimo (43%) e 11% disseram que acham o governo ruim. Outros 23% consideram a gestão regular e 14% acreditam que a gestão é boa. Ainda, 9% acreditam ser ótima.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 9 e 11 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba