incompetência do juiz

PESQUISA CNN: 56% discordam da anulação de condenação do ex-presidente Lula

Em decisão monocrática, ministro Edson Fachin anulou as condenações do ex-presidente definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná

A maioria dos entrevistados em pesquisa realizada pela parceria CNN/Instituto Real Time Big Data discorda da anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na segunda-feira (8), em decisão monocrática, Fachin anulou as condenações do ex-presidente definidas pela 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com essa determinação, Lula se torna elegível novamente.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 8 e 9 de março.

Os entrevistados foram questionados se concordam com a decisão do ministro em anular as condenações do ex-presidente Lula. Os resultados mostram que 36% do público concorda com a decisão de Fachin, enquanto 54% não concordam. 10% não sabem ou não responderam.

Condução da pesquisa

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 oportunidades.

A metodologia adotada foi a quantitativa, realizada via abordagem telefônica, com entrevistadores humanos. A divisão regional da pesquisa foi realizada por setores:

Setor 1 – Sul (15%)

Setor 2 – Sudeste (42%)

Setor 3 – Nordeste (28%)

Setor 4 – Norte / Centro-Oeste (15%)

A pesquisa não é registrada no Tribunal Superior Eleitoral, pois a lei só permite registro em período eleitoral.

Fonte: CNN Brasil
Créditos: CNN Brasil