Exclusivo

PESQUISA AGORASEI/POLÊMICA: Flaviano Quinto e Flávio Panta são os nomes com maior rejeição em Santa Rita - VEJA OS NÚMEROS

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (7), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (7), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam o levantamento no município de Santa Rita. A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2024, utilizando uma amostra de 500 entrevistados.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.3 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa foi registrada no TRE-PB, com o número de identificação: PB-05214/2024

DCIM100MEDIADJI_0712.JPG

O Prefeito Emerson Panta (PP) está no seu segundo mandato e não poderá se reeleger. Até a publicação desta matéria, Panta não decidiu quem será o seu candidato, mas os nomes especulados são os do seu primo e Secretário Flávio Panta, os irmãos Luciano Alvino e o Presidente da Câmara Jackson Alvino e a Secretária Conceição Amália.

Pela oposição os nomes que se apresentam até o momento são o do radialista Nilvan Ferreira, a Vereadora Ivonete Barros, Pedrito que foi Prefeito de Cruz do Espírito Santo e o radialista Nicola Lomonaco. Um outro nome citado, mas que não deve se candidatar é o do ex-Deputado Estadual Flaviano Quinto.

Nessa área da pesquisa os 500 entrevistados citam aqueles em que eles votariam de jeito nenhum no pleito de 6 de outubro. No caso o número total é maior, pois os habitantes podem falar mais de um nome, dentre aqueles apresentados.

O primeiro colocado é o ex-Deputado Estadual Flaviano Quinto. Filho do ex-Prefeito Marcus Odilon, Quinto foi Deputado entre 2007 e 2010, disputando as duas últimas eleições municipais, ficando na segunda colocação em 2020.

Logo atrás aparece o provável candidato a sucessão do Prefeito Emerson Panta. Flávio Panta é seu primo e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciências e Tecnologia. Ele é citado 117 vezes.

Fechando o pódio, temos o líder das pesquisas para Prefeito do município. O radialista Nilvan Ferreira ainda não confirmou a sua candidatura, mas aparece a frente em todos os cenários pesquisados, o que não o impede de ser rejeitado pela população.

Três nomes estão empatados tecnicamente como aqueles com menor índice de reprovação. O radialista e bacharel em direito Nicola Lomonaco e o ex-Prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedrito estão rigorosamente iguais, com 87 citações.

O nome menos rejeitado é o do Advogado e irmão do Presidente da Câmara Jackson Alvino, Luciano, que também é primo do Prefeito e que foi procurador da Câmara Municipal.

Para fechar os números dessa área da pesquisa, podemos observar que 55 entrevistados citam que poderiam votar em todos os candidatos, o que é um número alto se considerarmos que 9 nomes foram apresentados a população.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba