Eleições

PESQUISA AGORASEI/POLÊMICA: Ex-Prefeitos Roberto e Zé Feliciano são os nomes com maior rejeição em Sapé - VEJA OS NÚMEROS

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta-feira (13), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta-feira (13), a primeira amostra do projeto de pesquisa mais inovador do estado.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam o levantamento no município de Sapé. A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de março de 2024, utilizando uma amostra de 400 entrevistados.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa foi registrada no TRE-PB, com o número de identificação: PB-05735/2024

O Prefeito Major Sidnei (Republicanos) ingressou na polícia em 1996 e estava atuando no cargo de comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Sapé, quando concorreu ao seu primeiro cargo público no pleito de 2020.

Sidnei venceu uma disputa apertada contra o então Presidente da Câmara Municipal e sobrinho do ex-Prefeito Roberto Feliciano, Luizinho Limeira.

Luizinho é um dos cotados como nomes da oposição para a eleição de outubro, ao lado dos ex-Prefeitos Roberto e José Feliciano, o suplente de Deputado Estadual Juscelino do Peixe, Professor Miguel e o empresário Alan da Madereira.

Nessa área da pesquisa os 400 entrevistados citam aqueles em que eles não votariam de jeito nenhum no pleito de 6 de outubro. No caso o número total é maior, pois os habitantes podem falar mais de um nome, dentre aqueles apresentados.

O primeiro colocado é o ex-Prefeito Roberto Feliciano. Filho do também ex-Prefeito José Feliciano Silva, Roberto foi o gestor durante os anos de 2013 e 2021, não conseguindo eleger seu sucessor e sobrinho Luizinho Limeira, na disputa contra o Major Sidnei em 2020.

Logo atrás aparece o seu irmão e mais famoso representante da família Feliciano, Zé Feliciano. Zé foi Vereador, Deputado Estadual e Prefeito em duas ocasiões, sendo que em uma delas, derrotou o próprio Roberto, no pleito de 2000.

Fechando o pódio, temos Luizinho Limeira. Vereador por 4 mandatos, Limeira foi candidato a Vice-Prefeito na chapa de Zé Feliciano em 2004 e o nome escolhido para a sucessão de Roberto em 2020, quando foi derrotado em uma disputa apertada contra o atual Prefeito.

Os outros quatro nomes estão tecnicamente empatados como aqueles com menor índice de reprovação. O suplente de Deputado Estadual Juscelino do Peixe atinge 18,5%, seguido pelo empresário Alan da Madereira.

O Prefeito Major Sidnei aparece com apenas com 15,8%, que é um ótimo número se formos comparar com a maioria dos gestores, que normalmente são os mais citados nesse tipo de questionamento.

E aquele considerado o menos rejeitado perante os 400 entrevistados, é o Professor Miguel. Principal representante do PT na cidade, o Professor foi o quarto colocado nas últimas eleições e aparenta ser mais uma vez candidato em 2024.

Para fechar os números dessa área da pesquisa, podemos observar que 62 entrevistados citam que poderiam votar em todos os candidatos, o que é um número alto se considerarmos que 7 nomes foram apresentados a população.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei