Votação

PEC DOS PRECÁTORIOS: 82 deputados mudaram de voto entre primeiro e segundo turno; um deles é da Paraíba - CONFIRA NÚMEROS

Um levantamento realizado pelo G1 nesta quarta-feira (10) mostra que 82 deputados federais mudaram de voto, entre o primeiro e o segundo turno, na votação da polêmica Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

Um deles foi o deputado paraibano Pedro Cunha Lima (PSDB), que após votar favorável à proposta em primeiro turno, votou contrário no segundo turno, na votação que aconteceu na noite dessa terça-feira (9).

Pedro está entre o grupo de 15 deputados que votaram SIM no primeiro turno mas votaram NÃO no segundo. Já do lado inverso, apenas quatro deputados que foram contrários à proposta no primeiro turno, votaram favoráveis no segundo.

Ao justificar a mudança de opinião, Pedro Cunha Lima disse, ao Polêmica Paraíba, que o texto o deixou “dividido”, ao reconhecer que é necessário fortalecer políticas de assistência social, mas que isso precisa ser feito com equilíbrio e responsabilidade fiscal.

“Então, por mais que eu compreenda que é necessário encontrar recursos para fortalecer programas de assistência social, no final entendi que o texto não ficou adequado e traria consequências graves para o nosso país. Por isso votei contra”, argumentou o parlamentar.

Com articulações do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), um dos principais defensores da proposta, 29 deputados que não haviam comparecido na votação do primeiro turno votaram SIM no segundo turno.

Novamente, do lado inverso, 22 deputados que não compareceram à primeira votação, votaram NÃO no segundo turno. É o caso dos paraibanos Damião Feliciano (PDT) e Frei Anastácio (PT).

Houve ainda o caso daqueles deputados que estiveram presentes na votação em primeiro turno, mas ausentes no segundo. Sete deputados que votaram SIM não votaram nessa terça-feira. Outros quatro votaram NÃO em primeiro turno, mas não votaram no segundo. Ainda houve o caso de um deputado que votou NÃO em primeiro turno, mas se absteve no segundo.

No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 312 votos favoráveis e 144 contrários. Já nessa terça-feira, foi novamente aprovada, mas desta vez por 323 votos a favor e 172 contra. Por ser uma Proposta de Emenda à Constituição, eram necessários ao menos 308 votos a favor nos dois turnos. Agora, ela segue para análise no Senado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba