Polêmica

PEC da Blindagem: Câmara recoloca votação secreta em processos contra parlamentares

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), por 314 votos a favor e 168 contra, uma emenda que restabelece o voto secreto

PEC da Blindagem: Câmara recoloca votação secreta em processos contra parlamentares

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), por 314 votos a favor e 168 contra, uma emenda que restabelece o voto secreto na chamada PEC da Blindagem.

O novo texto determina que tanto a abertura de investigações quanto a autorização para prisões de parlamentares dependerão de aval das respectivas Casas legislativas por meio de votação secreta.

Na terça-feira (16), o texto-base da PEC foi aprovado, mas os deputados haviam aceitado um destaque apresentado pelo partido Novo, que retirava a votação secreta do texto.

Na manhã desta quarta (17), o relator da proposta, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para articular uma manobra regimental que revertesse a decisão.

Após articulação com o Centrão, Cajado apresentou uma emenda aglutinativa que foi aprovada por 314 votos a 118, recolocando a votação secreta no texto. Agora, a PEC segue para o Senado.

Fonte: Itatiaia
Créditos: Polêmica Paraíba