Pautas polêmicas

Pautas de Bolsonaro, Efraim Filho diz apoiar implantação do voto impresso e do 'distritão' nas eleições 2022

O deputado federal Efraim Filho (DEM) é favorável às novas alterações eleitorais que estão em pauta no Congresso Nacional. Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o parlamentar também disse ser a favor da implantação do voto impresso e auditável, duas pautas polêmicas no cenário político nacional.

Sobre a proposta do voto impresso, defendida amplamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Efraim se disse favorável à mudança. Segundo a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 135/2019 que tramita no Congresso, a alteração seria para acoplar uma impressora à urna eletrônica, para que ela emitisse o voto. Essa impressão não seria levada pelo eleitor, estando apenas disponível para confirmação do voto, e em seguida, seria depositada em uma urna, sem qualquer contato por parte do eleitor.

Com relação às possíveis mudanças na legislação eleitoral para as eleições em 2022, Efraim mais uma vez se disse favorável ao que está sendo proposto. Dentre as principais mudanças estaria a implantação do ‘distritão’, um sistema, que na prática, transformaria as eleições para os cargos de deputado estadual, deputado federal e vereador no sistema majoritário, onde é eleito aquele candidato que obtiver mais votos.

“Somos favoráveis à mudança. O voto majoritário, onde entram os mais votados, é simples, compreendido pela população e legitima o representante”, respondeu à redação do Polêmica Paraíba.

O sistema atualmente em vigor é o proporcional, pelo qual vereadores e deputados são eleitos a depender da sua quantidade de votos, além da quantidade de votos que o partido/coligação da qual faz parte obteve, após um cálculo de proporcionalidade que determina quantas vagas cada partido terá direito.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba