COVID-19

PASSAPORTE DA VACINA: Bolsonaro afirma que documento está "na moda" e que "discrimina" as pessoas que não tomaram o imunizante

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar, durante agenda em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira, (30), o passaporte da vacina e afirmou que o documento é uma forma de “discriminar” as pessoas que optarem por não tomar o imunizante.

Algumas cidades brasileiras têm exigido a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid -19 para a entrada em ambientes coletivos, tais como cinemas, teatros, academias, estádios, museus, galerias e conferências. Países da Europa também têm adotado o comprovante, como forma de incentivar a vacinação.

“O governo federal tem feito a sua parte, a gente espera que os governadores não pratiquem mais política de lockdown nem essa nova, [que] está na moda agora por parte de alguns prefeitos, em especial, o tal do passaporte da vacinação. É uma maneira de discriminar, separar as pessoas”, disse Bolsonaro em entrevista à CNN Brasil.

“Devemos garantir a liberdade daqueles que querem e que não querem se vacinar. O governo federal tem oferecido vacina para todos aqui no Brasil. É o governo federal quem tem comprado vacinas para todo mundo. Quem quiser tomar tome. Quem não quiser, [tem] liberdade para não tomar”, prosseguiu.

Nessa quarta-feira, (29), a Justiça suspendeu o passaporte da vacina no Rio de Janeiro, que havia sido determinado pela Prefeitura do Rio. A decisão foi do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio.

O Congresso Nacional debate um projeto que cria o chamado passaporte Covid, documento que conteria informações sobre a imunização contra o coronavírus e seria válido em todo o território nacional. Bolsonaro já disse que vetará o projeto caso ele seja aprovado.

A carteira de vacinação digital pode ser obtida pelo ConectSus, aplicativo do Ministério da Saúde.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Metrópoles