Parcial

Paraíba ultrapassa 3.700 solicitações de registro de candidatura para as eleições 2020 – VEJA DADOS

Dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) através da plataforma DivulgaCand mostram que mais de 3.700 candidatos, especificamente 3.726, já solicitaram seus registros de candidaturas juntos ao Tribunal. Destes, 3.276 são para vereador, 224 para prefeitos e 226 para vice-prefeitos.

Porém, esse número não deve ser o real. Isso porque, como pode ser visto, há uma inconsistência nos dados. É possível perceber que há mais candidatos a vice-prefeito do que prefeitos, já que o nome de dois deles, foi registrado duas vezes pelo TSE. Não só isso, também é possível constatar chapas de prefeito e vice-prefeito repetidas.

São os casos do nome do vice-prefeito de Dona Inês, Demetrio Ferreira da Silva (Avante), que compõe a chapa com e de Antônio Justino (PSD), e da candidata a vice-prefeita de Ibiara, Lucineide Vieira Pereira (PL) na chapa de Nenivaldo Barros (Cidadania). Enquanto o vice-prefeito aparece duas vezes, o nome do prefeito aparece apenas uma.

Ao todo, estarão em disputa em novembro 223 vagas para prefeito e vice-prefeito na Paraíba, e 1.181 cagas para vereador em todo o Estado. Até o fechamento desta matéria, a relação de candidato/vaga na Paraíba está de 2,77 (3.276 candidatos para 1.181 vagas) para o cargo de vereador e de praticamente um por vaga para prefeitos e vice (224 chapas registradas para 223 vagas).

A última atualização dessas dados por parte do TSE foi feita às 11h49 desta terça-feira (22).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba