Governo Lula

"Paraíba em Destaque”: saiba quem são os paraibanos que ocupam cargos no governo federal 

Imagem: Marcelo Jr.
Imagem: Marcelo Jr.

O Polêmica Paraíba separou alguns dos paraibanos que ocupam cargos na gestão do presidente petista

No cenário político brasileiro, a presença de representantes de diferentes regiões do país no governo federal é fundamental para garantir a diversidade e a representatividade da nação. Na gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacam-se os paraibanos que ocupam cargos estratégicos, trazendo consigo não apenas a expertise técnica, mas também a sensibilidade e a perspectiva singular de suas origens.

O Polêmica Paraíba separou alguns dos paraibanos que ocupam cargos na gestão do presidente petista, confira abaixo:

Tarciana Medeiros

Tarciana Paula Gomes Medeiros, de 44 anos, é funcionária de carreira do Banco do Brasil. Formada em administração de empresas, entrou para a história ao ser a primeira mulher, em 214 anos, a ocupar o principal cargo da instituição.

Antes de prestar o concurso para entrar no banco, ela foi feirante e também professora. A origem humilde, como definiu a própria Taciana, não impediu o sucesso na carreira. Numa entrevista, a presidente do Banco do Brasil disse que prefere planejar a sonhar. 

Rodrigo Soares

Eleito ao lado de Rui Falcão na chapa Construindo um Novo Brasil, apoiada pelo presidente Lula, RodrigoSoares tomou posse como membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores no dia 12 de abril de 2023. A posse aconteceu em Brasília no Congresso Nacional do partido.

Amanda Rodrigues

Amanda Rodrigues, empresária e ex-secretária do Governo da Paraíba, foi nomeada para um cargo no Ministério da Saúde. Amanda, que também é esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), irá atuar como diretora de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Rodrigues reside atualmente em Brasília, com os filhos e o ex-governador.

Lenildo de Moraes

Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Lenildo Morais foi nomeado para o cargo de diretor executivo da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. “A Conab é um órgão estratégico para a superação da fome em nosso país. Um órgão importante para a construção de um estoque regulador de alimentos em nosso país. Quero destacar que terei uma boa relação com os servidores do órgão, pois isso é fundamental para o fortalecimento da instituição”, destacou o patoense. Lenildo Morais é graduado em Geografia, já foi ex-prefeito da Cidade de Patos (PB), trabalhou como Secretário do Estado da Paraíba, foi superintendente do INCRA e Diretor Executivo da FUNASA.

Marcelo Weick

O advogado paraibano Marcelo Weick foi nomeado para exercer o cargo de secretário adjunto de assuntos legislativos da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Em março deste ano, o jurista já havia sido nomeado como Gerente de Projeto na Secretaria Adjunta de Assuntos Ambientais, Sociais e de Justiça da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

Gisele de Sousa Lima Pantaleão

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nomeou a analista ambiental Gisele de Sousa Lima Pantaleão para o cargo de substituta da vaga de superintendente do Ibama na Paraíba. A superintendente interina é graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia. É servidora pública da Ibama-PA, com experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, auditoria de sistemas oficiais de controle e fiscalização ambiental.

João Mendes de Lima Júnior

O psicólogo cajazeirense, João Mendes de Lima Júnior, foi nomeado para ocupar o cargo em comissão executiva de coordenador-geral de Normas, Estudos e Projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, no Ministério da Saúde.

Felipe Proenço

Felipe Proenço é o novo titular da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde do governo Lula. O médico já integrava a equipe da secretaria e assume a função no lugar de Nésio Fernandes, dispensado pela ministra Nísia Trindade por pressão de deputados descontentes com a distribuição de verbas da pasta.

Felipe já foi professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Família e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi Diretor Geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (2021-2022),se vinculando ao Mestrado Profissional em Saúde da Família em programa conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba e onde esteve como coordenador adjunto do inquérito epidemiológico nas escolas realizado pelo Continuar Cuidando Educação.

Maria Auxiliadora dos Santos

A militante sindical Maria Auxiliadora dos Santos, paraibana de São José de Caiana. Ela é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República. Auxiliadora já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Brinquedo do Estado de São Paulo – o SINDBRINQ, e possuí relação próxima ao Presidente Lula.

Kleyber Oliveira Nóbrega

O paraibano Kleyber Oliveira Nóbrega, servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assumiu a Direção do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, no Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional, com lotação em Brasília-DF.

Antônio Barbosa

O presidente do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa, foi escolhido como superintendente do Incra no estado. A nomeação dele foi comemorada pelo deputado federal Luiz Couto, nas redes sociais, que afirmou ter trabalhado na indicação do nome de Barbosa, em Brasília. 

Paulo Marcelo

O ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba, Paulo Marcelo, foi designado para a função de Superintendente Regional do Trabalho. Paulo Marcelo foi candidato a vereador pelo PT, em 2020, em João Pessoa.

João Mendes de Lima Júnior

O psicólogo cajazeirense, João Mendes de Lima Júnior, foi nomeado para ocupar o cargo em comissão executiva de coordenador-geral de Normas, Estudos e Projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, no Ministério da Saúde.

Pedro Ivo Loureiro

Superintendente da PRF na Paraíba.

Cícero Legal

Coordenador-geral do Desenvolvimento Agrário na Paraíba