eleições 2022

Para dirigentes do PT, Lula disputa segundo turno com Bolsonaro: “Moro não tem fôlego”

BRASILIA, BRAZIL – NOVEMBER 11: Brazilian President Jair Bolsonaro speaks during the Presentation of Food Donation Program at Planalto Palace on November 11, 2021 in Brasilia, Brazil. The program Comida no Prato aims to connect companies who want to donate food with institutions that are able to receive them for distribution to those in need. The levels of poverty and hunger grew in Brazil in 2020 and 2021, fueled by the effects of the pandemic. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Dirigentes do PT avaliam que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) perde votos com a entrada do ex-juiz Sérgio Moro na corrida presidencial de 2022, mas que isso não deverá tirá-lo do segundo turno com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os petistas avaliam que Moro deve arrancar nos primeiros meses, mas que não terá fôlego para ir muito além da faixa de 15% dos votos. De acordo com a avaliação, Bolsonaro tende a manter sua base mais fiel, sobretudo entre evangélicos e agentes de segurança pública, o que deve garantir a ele entre 20% e 25% dos votos.

“Bolsonaro tem uma base popular muito sólida. Ele tem militância. Ele pode derreter, mas tem apoio. O Moro tem um voto de opinião, da direita, mas não vejo uma militância como Bolsonaro tem”, diz a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Máquina pública
Também é levado em conta pelos dirigentes petistas o uso da máquina pública por parte de Bolsonaro. Entre isso, está o lançamento do programa Auxílio Brasil, que deve reduzir os danos que Bolsonaro vem sofrendo nas pesquisas.

Já com relação a Moro, o partido pretende lembrar que ele já foi derrotado por Lula quando o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou que o ex-juiz foi parcial na condução do processo da Lava Jato que levou à condenação do petista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP).

 

Fonte: Polêmica Paraíba com fórum
Créditos: Polêmica Paraíba