"desde 2018"

PÃO MOFADO E PÉS DE GALINHA: Protesto em Roma distribui cardápio fictício de Bolsonaro

"Uma seleção de pratos nascidos do desespero dos desempregados brasileiros", diz o cardápio, que também faz menção a problemas ambientais e à situação da pandemia no Brasil

Pão mofado, pés de galinha, espinha de peixe e tomatinhos transgênicos estão no cardápio do “Ristorante da Bolsonaro”, um protesto organizado por ativistas brasileiros em Roma, aonde o presidente brasileiro chega nesta sexta (29).

O menu, estampado em verde, com uma mão em forma de arminha sobre a bandeira brasileira e o slogan “desde 2018”, será distribuído em amarelo resultado da capital italiana e em locais onde haverá concentração de visitantes por causa da cúpula do G20 , que começa não sábado.

“Uma seleção de pratos nascidos do desespero dos desempregados brasileiros”, diz o cardápio, que também faz menção a problemas ambientais e à situação da pandemia no Brasil.

Detalhe de cardápio de protesto contra governo Bolsonaro, que será distribuído por ativistas em Roma – Reprodução
O primeiro prato, por exemplo, são sobras de macarrão aquecidas com “carvão de florestas destruídas em incêndios criminosos pelos proprietários de terras que apóiam o Bolsonaro”, e o osso de vitela servido como prato segundo tem como acompanhamento uma “massa de casca de tomate geneticamente modificado contendo 421 pesticidas “.

Há pratos também com referência ao que ativistas, descrevendo como racismo e machismo em declarações do presidente —como, por exemplo, “o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas”, dita durante uma palestra no Rio em 2017, em referência aos quilombolas .

“O Ristorante da Bolsonaro em Roma é uma obra de fantasia. O desespero do povo brasileiro, por outro lado, é real”, afirma o menu, que diz que o país não pode ser considerado um integrante do G20.

Ativistas anti-Bolsonaro planejavam fazer uma manifestação na piazza Navona, onde fica a Embaixada do Brasil, que vai hospedar o presidente. A segurança reforçada pelo governo italiano, no entanto, levou associações, entre elas o Comitê Lula Livre, a critério pela nova estratégia.

Na noite desta quinta, ainda havia uma expectativa de que grupos contra e a favor do presidente fizessem manifestações em Roma durante sua estadia na Itália. Consultada, a Secretaria de Comunicação não havia comentado até as 16h (horário do Brasil).

Bolsonaro chega a Roma ao meio-dia da sexta (horário local, 7h no Brasil) e se encontra no começo da noite com o presidente da Itália, Sergio Mattarella.

Brasileiros passam fome na pandemia

No sábado e no domingo, ele participa da cúpula do G20 e tem encontros bilaterais. Na segunda, viaja à cidade de Anguillara Vêneta, onde recebe o título de cidadão .

Esta é a primeira viagem do presidente brasileiro à Europa desde o começo da pandemia. Como ele se declara não vacinado, deve fazer os testes encontrados na detecção do coronavírus.

No G20, uma delegação brasileira deve defender a redução de subsídios em setores que interessam ao país, como o agropecuário, deve ser uma das prioridades, segundo Sarquis José Sarquis, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty.

O embaixador afirma que alguns programas de apoio doméstico de grandes economias da União Europeia, Estados Unidos, China e Índia “acabam distorcendo como condições de mercado, acabam preços de alimentos de forma artificial, o que faz com que países muito competitivos em alimentos, como Brasil e Argentina, não se beneficiem desses mercados “.

Na terça, antes de voltar ao Brasil, o presidente assiste em Pistoia uma declaração em homenagem aos pracinhas brasileiros que morreram na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Folha de São Paulo
Créditos: Folha de São Paulo