PÓS-PANDEMIA

Pandemia mudará hábitos de consumo e Frente Parlamentar propõe discussão sobre o ‘novo normal’

Ninguém tem dúvida de que a pandemia causada pelo coronavírus vai mudar hábitos de consumo, principalmente em setores ligados ao comércio e aos serviços. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) encomendado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 45% das pessoas ouvidas afirmaram que pretendem frequentar menos os shoppings centers. Para encontrar soluções para garantir o fortalecimento econômico na Paraíba, a Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa (ALPB), presidida pelo deputado Eduardo Carneiro (PRTB), propõe a realização de encontros periódicos e constantes com o setor produtivo para discutir soluções que fortaleçam a economia no ‘novo normal’.

“Precisamos discutir como a economia poderá se manter ativa mesmo durante o pós pandemia, uma vez que os hábitos de muitos brasileiros e paraibanos devem mudar. A Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico se coloca a disposição do setor produtivo paraibano para que possamos discutir alternativas que possam garantir o crescimento da economia no nosso Estado”, disse Eduardo Carneiro.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos entrevistados disseram que devem reduzir a frequência a bares e restaurantes após a retomada das atividades; 30% dos entrevistados responderam que devem comprar mais pela internet no pós-pandemia; 28% disseram que pretendem usar os serviços de delivery com mais frequência; e 37% responderam que devem viajar menos. A pesquisa também mostra que o comércio e os serviços estão entre os setores mais atingidos pela crise econômica causada pelo novo coronavírus.

Trabalho – Na Paraíba, foram fechadas 9.426 vagas de trabalho com carteira assinada entre os meses de março e abril, conforme o Ministério da Economia. Os números, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), são os primeiros a trazer o retrato do impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho paraibano.

Segundo o Caged, a Paraíba já estava apresentando fechamento de postos de trabalho desde janeiro, quando foram fechadas 2.662 vagas formais no estado. Em fevereiro, o estado perdeu 3.323 postos. Em março, houve um fechamento menor de postos, com a queda de 1.127 vagas formais. Já em abril, como reflexo da pandemia, a eliminação de vagas de trabalho se acelerou e foram 8.299 postos de emprego fechados na Paraíba.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba