Paraíba – O Polêmica Paraíba apresenta neste domingo (17), a quarta matéria de um projeto exclusivo acerca do apoio dos Prefeitos para à Eleição de 2026.
Nosso material englobará os 223 municípios divididos pelas principais regiões, trazendo um panorama completo da situação de momento.
A matéria de hoje traz os apoios dos gestores das regiões de Campina Grande e Curimataú, com os votos dos das microrregiões de Campina Grande, Curimataú Ocidental e Oritental, Esperança e Umbuzeiro.
Esse levantamento é composto por 35 cidades que trazem um panorama exclusivo de como os Prefeitos estão pensando a eleição de 2026, faltando pouco mais de um ano para o pleito.
MICRORREGIÃO DE CAMPINA GRANDE
A região da Rainha da Borborema ainda se encontra bastante indefinida no que tange o Governo do estado, com apenas duas cidades tendo seus candidatos, Lucas Ribeiro em Massaranduba e Adriano Galdino em Puxinanã.
Já na disputa ao Senado, Veneziano Vital demonstra sua força na região onde nasceu, não tendo seu nome citado apenas no município de Boa Vista.
MICRORREGIÃO DO CURIMATAÚ OCIDENTAL
A indefinição se mantém alta no Curimataú Ocidental, com Lucas Ribeiro sendo o líder com o apoio de quatro Prefeitos e Adriano Galdino sendo citado em Pocinhos, seu reduto eleitoral.
Na disputa pelo Senado não existe indefinição pela primeira vaga. O Governador é escolha unânime de todos os onze Prefeitos, com Nabor Wanderley liderando os votos da segunda vaga.
MICRORREGIÃO DO CURIMATAÚ ORIENTAL
Se as outras duas regiões foram marcadas pela indefinição na disputa ao Governo, o Curimataú Oriental é a região menos indefinida da matéria com seis dos sete gestores afirmando que irão votar em Lucas Ribeiro.
MICRORREGIÃO DE ESPERANÇA
Lucas tem dois dos quatro Prefeitos da região de Esperança, com os outros dois Prefeitos indefinidos sendo do PSDB, partido mais ligado a oposição, o que indica uma provável divisão dentre os apoios.
A região é a mais indefinida no que tange a disputa ao Senado em toda a nossa matéria, com apenas a cidade de Esperança tendo até o momento, a sua chapa completa.
MICRORREGIÃO DE UMBUZEIRO
A região de Umbuzeiro é a única na qual Efraim Filho é citado, com o Prefeito Linsinho, de Natuba, afirmando que irá votar no Senador.
ANÁLISE DO LEVANTAMENTO
O panorama mostra que os apoios ainda se encontram bastante indefinidos, mas Lucas Ribeiro já parece ser considerado pela maioria dos Prefeitos, o candidato natural do Governador, o que lhe dá uma vantagem isolada perante os outros candidatos.
Uma coisa que chamou bastante a atenção é que a região de Campina Grande, famosa por ser um reduto dos Cunha Limas, se encontra quase que em sua grande maioria ocupada por gestores que afirmam apoiar o projeto de João.
Esse apoio a João se reflete na disputa ao Senado com o Governador sendo o líder isolado dentre os votos da primeira vaga, com Nabor Wanderley sendo o nome mais citado nos apoios que correspondem à segunda vaga.
Esses números refletem um favoritismo claro para a candidatura de João, o que pode ajudar Nabor, que se for confirmado como companheiro de chapa do Governador, pode angariar um número considerável de Prefeitos e acirrar a disputa com Veneziano.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba