Nosso material englobará os 223 municípios divididos pelas principais regiões, trazendo um panorama completo da situação de momento.
A matéria de hoje traz os apoios dos gestores do Cariri e Seridó paraibanos, com os votos dos das microrregiões do Cariri Ocidental e Oriental e o Seridó Ocidental e Oriental.
Esse levantamento é composto por 44 cidades que trazem um panorama exclusivo de como os Prefeitos estão pensando a eleição de 2026, faltando pouco mais de um ano para o pleito.
MICRORREGIÃO DO CARIRI OCIDENTAL
A grande maioria dos gestores da região se encontram sem candidato no que tange ao Governo do Estado, com Efraim liderando dentre aqueles que não se consideram indefinidos.
Na disputa ao Senado o Governador é o líder isolado, sendo citado em 11 das 17 cidades. Veneziano não fica tão atrás ao ser lembrado por nove Prefeitos.
Uma curiosidade é a menção a Daniella Ribeiro pela Prefeita de Zabelê. A Senadora ainda não desistiu oficialmente da sua reeleição, mas com a iminente candidatura de Lucas Ribeiro para o Governo, Daniella não deverá disputar o pleito.
MICRORREGIÃO DO CARIRI ORIENTAL
João mais uma vez aparece em quase todas às cidades da região, com 10 dos 12 gestores afirmando que o Governador, é a primeira opção para o Senado.
Na visão dos Prefeitos acerca do pleito ao Governo, Lucas Ribeiro é o líder com quatro gestores e com a prospecção que a maioria daqueles que se consideram indefinidos, afirmando que irão votar no candidato que João escolher.
MICRORREGIÃO DO SERIDÓ OCIDENTAL
O Seridó Ocidental é a área menos indefinida do nosso levantamento, com Lucas e Efraim dividindo os votos de quatro dos seis Prefeitos.
A região também é o local onde o nome de Nabor Wanderley foi o mais lembrado como o segundo nome ao Senado, já o colocando ao lado do Governador na chapa, ainda não oficial, mas que tem tudo par ser confirmada.
MICRORREGIÃO DO SERIDÓ ORIENTAL
Enquanto o Seridó Ocidental é o menos indefinido, o Oriental não teve um único gestor declarando oficialmente o apoio a um dos nomes postos.
O Senado também tem indefinições, mas João assim como nas outras três regiões, é o líder com o dobro de Prefeitos para Veneziano, enquanto Nabor não é citado.
ANÁLISE DO LEVANTAMENTO
O panorama mostra que os apoios ainda se encontram bastante indefinidos, mas Lucas e Efraim assim como no levantamento anterior, largam na frente ao serem citados por sete Prefeitos cada.
Uma coisa que chamou bastante a atenção é que diferentemente dos números no Litoral, no qual Cícero foi segundo e Adriano foi lembrado em Bayeux, nenhum dos 44 Prefeitos afirmaram que irão votar em um dos dois.
Já na disputa ao Senado, o apoio a João é bem significativo com 31 dos 44 gestores afirmando que irão votar no Governador, com Veneziano na segunda colocação com 17 Prefeitos.
Esses números refletem um favoritismo claro para a candidatura de João, que se realmente confirmar que sairá para o Senado, tem tudo para ter um apoio maciço dos Prefeitos.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba