EXCLUSIVO

OS MAIS APROVADOS: Prefeita Aline de Belém tem 84,3% de aprovação e 60,6% querem sua reeleição em 2024

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta segunda (13), a primeira matéria da segunda rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba. Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta segunda (13), a primeira matéria da segunda rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa traz indicadores sociais e políticos voltados principalmente para a eleição municipal de 2024; com um questionário diverso e intuitivo, a parceira Polêmica – AgoraSei andou do sertão ao litoral entrevistando milhares de pessoas.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei realizou a pesquisa no município de Belém. A pesquisa foi realizada entre 1 e 2 de março de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 332 na zona urbana e 68 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra

O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, a Prefeita atingiu 76,3% de aprovação, ratificando o bom trabalho dos dois primeiros anos do primeiro mandato de Dona Aline na cidade.

Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com a Prefeita tendo 84,3% de aprovação e apenas míseros 11,3% daqueles que não concordam com sua administração.

Foto: Divulgação

Pensando na eleição do ano que vem os números da pesquisa são animadores para o projeto de reeleição da Prefeita. Dona Aline atinge 60,6% da opinião espontânea dos 400 participantes do levantamento.

A segunda colocada com apenas 11,3% é a ex-Prefeita Renata que foi derrotada pela Prefeita na eleição de 2020. Se esses números se confirmarem nas urnas em 2024, Dona Aline irá vencer a eleição com uma certa tranquilidade.

Foto: Divulgação

A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 337 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Dona Aline.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: O funcionamento dos postos de saúde com 65,3% de aprovação; a avaliação da limpeza pública que atinge 80,9% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na área da coleta de lixo que chega a incríveis 87,6% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Até o final da metade do século XX, Belém era apenas um distrito de Caiçara, sem muita importância, contando apenas com quatro ruas que se cruzavam entre si formando a configuração de uma cruz. Nas divisões administrativas do Brasil de 1936 a 1938, Belém figurou como Distrito de Caiçara, e modificado anos depois para Belém de Guarabira. Mas com o Decreto Lei Estadual nº 520 de 31 de dezembro de 1943 que estabeleceu a divisão administrativa para o quinquênio 1944-48, modificou o nome de Belém para Curimataú, permanecendo até o ano de 1949, quando através da Lei nº 318 de 7 de janeiro, fixou-se à divisão 49-53, mudando novamente sua denominação para Belém de Caiçara.

A partir de 1945, com o surgimento da rodovia PB-073 ligando os estados da Paraíba e o Rio Grande do Norte pela Microrregião de Guarabira, Belém tornou-se ainda mais importante como base de apoio para viajantes que utilizavam a referida estrada. Surgindo em consequência, inúmeras casas comerciais, postos de gasolina, hotéis etc.

Em 1954 os habitantes iniciaram um movimento pró emancipação e elaboraram um abaixo assinado no qual continha 2.120 assinaturas. O mesmo foi entregue a um dos Deputados Estaduais da época, Humberto Lucena, que elaborou um projeto de lei reivindicando a emancipação política de Belém que até o momento pertencia a Caiçara.

Só em 1957, quando o então governador Flávio Ribeiro Coutinho convocou por intermédio do Deputado Severino Ismael a sociedade de Belém, para no dia 6 de setembro de 1957, através da Lei Nº 1.752 dar a emancipação política ao Distrito de Belém de Caiçara, ocorrendo a sua instalação oficial em 6 de dezembro do mesmo ano, com o nome simplificado para Belém.

Foto: Internet

Filha do ex-prefeito João Pedro, irmã do ex-prefeito Tarcísio Marcelo e do ex-deputado Ricardo Marcelo, Dona Aline nasceu em 25 de fevereiro de 1942, e tinha suas atenções voltadas para a área empresarial onde desde 1964 era Presidente da famosa Indústria Alimentícia 3 de Maio.

Apenas em 2020, Dona Aline decidiu se candidatar pela primeira vez a um cargo público, disputando a Prefeitura da cidade contra a então Prefeita Renata, que tinha derrotado seu irmão, Tarcísio em 2016.

Em uma eleição relativamente tranquila, Dona Aline atingiu 58,58% dos votos e trouxe de volta o nome da família para a Prefeitura de Belém.

Nas últimas eleições a Prefeita, apoiou para a Assembleia, o seu irmão, Tarcísio Marcelo (PSDB), na disputa para a Câmara ela teve a particularidade de estar ao lado de dois candidatos, Ruy Carneiro (PSC) e Damião Feliciano (União), no Senado Efraim Filho (União) e na briga pelo Governo, a Prefeita apoiou Pedro Cunha Lima (PSDB).

Todos os candidatos tiveram ótima votação na cidade, se destacando a expressiva votação que Tarcísio teve na disputa pela Assembleia e a vantagem que Pedro conseguiu ter nos dois turnos em Belém.

MONTADAS APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO
GOVERNADOR Pedro Cunha Lima 3.859  / 5.567
SENADOR Efraim Filho 3.384
DEPUTADO FEDERAL Ruy Carneiro e Damião Feliciano 1.363 / 1.849
DEPUTADO ESTADUAL Tarcísio Marcelo 3.942

 

VEJA A PESQUISA COMPLETA



Sobre o instituto: O Instituto Agorasei atua no mercado nordestino desde o ano de 2008 e é dirigido pelo jornalista Josenildo Carlos, tendo o estatístico Jefferson Barbosa (Conre 5 10807) como responsável técnico pelos trabalhos realizados. É registrado no Supremo Tribunal Eleitoral e filiado ao Conselho Regional de Estatística – Conre 5.A empresa já atuou em todas as eleições do ano de 2008 até às eleições municipais de 2020. Além do Rio Grande do Norte, desenvolve trabalhos em vários municípios do Estado da Paraíba e Ceará. Tem como clientes na área eleitoral praticamente todos os partidos políticos. No setor privado desenvolve pesquisas de mercado e satisfação da clientela, tendo como clientes redes de supermercados e de material de construção, em parceria com o Sebrae RN.Desde sempre o Agorasei continua com sua missão de oferecer serviços com qualidade, agilidade e, acima de tudo, pautados pela verdade dos números que toda empresa de pesquisa séria deve buscar.

Sobre o Polêmica Paraíba: O Portal Polêmica Paraíba é, hoje, a principal referência do estado da Paraíba no segmento político. Já é o primeiro colocado neste setor e 10º entre todos os sites e portais de notícias do estado. Os dados são do ranking do Alexa – Um serviço de internet pertencente à Amazon que mede quantos usuários de internet visitam um site da Web.O site Polemica Paraíba foi fundado em 13 de maio de 2011 como um Blog de política que se notabilizou por cobrir todos os fatos políticos de interesse geral. O site nasceu calçado no tripé do bom jornalismo baseado na fidelidade à verdade factual, no exercício do espírito crítico e na fiscalização do poder onde quer que se manifeste.

 

Fonte: Polêmica Paraíba / AgoraSei
Créditos: Polêmica Paraíba / AgoraSei