Estratégia

Oposição vai acionar Justiça se Lula assumir ministério de Dilma

VEJA VÍDEO – DILMA HOMENAGEIA LULA PELOS 70 ANOS

A oposição da Câmara promete reagir juridicamente tão logo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma um ministério no governo Dilma Rousseff, o que vem sendo negociado amplamente nas últimas horas. Líderes argumentam que há desvio de finalidade e fraude.

“Isso é um escárnio, um tapa na cara da população. O povo foi às ruas e se manifestou, já disse que não quer Lula e não quer o governo do PT”, afirmou o líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM).

Para o líder do PPS, Rubens Bueno, dar um posto estratégico no governo a Lula objetiva “atrapalhar o andamento da investigação” contra o petista no caso da Lava Jato. “É uma clara tentativa de obstrução da Justiça, além da nomeação caracterizar desvio de finalidade, já que seu único objetivo é garantir ao petista foro privilegiado”.

Hoje Lula é investigado pela 13ª Vara Federal, em Curitiba, sob o comando do juiz Sergio Moro. Ao tomar posse como ministro, o caso sobe para o STF (Supremo Tribunal Federal), uma vez que Lula ganha foro privilegiado.

Bueno avalia ainda a nomeação do histórico quadro do PT como ministro como uma confissão de culpa. “Vai transparecer que, ao contrário do que ele galhofa em seus discursos e depoimentos, não tem como se explicar e está com medo de ser preso por determinação do juiz Sergio Moro”.

Lula passou a considerar a hipótese de aceitar o convite de Dilma para ocupar uma cadeira na Esplanada depois que a juíza Maria Priscila Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu transferir para Moro, nesta segunda-feira (14), a decisão sobre o pedido de prisão coercitiva contra ele. O pedido foi apresentado semana passada pelo Ministério Público paulista no caso do triplex do Guarujá.

Fonte: UOL