reunião

Oposição negocia pautas anti-governo com Baleia Rossi

Parlamentares e dirigentes de PT, PSB, PDT e PCdoB participaram nesta segunda-feira, 28, da primeira reunião de campanha com o deputado Baleia Rossi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parlamentares e dirigentes de PT, PSB, PDT e PCdoB participaram nesta segunda-feira, 28, da primeira reunião de campanha com o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), pré-candidato a presidente da Câmara, mas adiaram um anúncio oficial de apoio ao emedebista. No encontro, os partidos cobraram que ele se comprometa publicamente a dar espaço à oposição na Casa se vencer a eleição interna, e não barrar Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e convocações de ministros do governo Jair Bolsonaro, além de pautar projetos de decreto legislativo, capazes de derrubar decretos presidenciais.

Os quatro partidos pretendem divulgar uma carta dos compromissos que exigem do emedebista. O texto deve citar a defesa de uma agenda alternativa ao governo Bolsonaro, com defesa de ampla campanha de vacinação e de um programa de renda emergencial.

No último dia 19, onze siglas anunciaram uma aliança com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para derrotar Arthur Lira (PP-AL), nome apoiado pelo Palácio do Planalto para comandar a Casa nos próximos dois anos.

Deputados dos quatro partidos de oposição que participaram do encontro desta segunda-feira são entusiastas da candidatura de Baleia, indicado por Maia. As bancadas e as direções das legendas, no entanto, seguem sem formalizar apoio ao emedebista.

Os partidos devem passar por mais rodadas de conversas internas e voltar a se reunir separadamente com Baleia. Maior bancada de oposição, com 54 deputados, o PT ainda discute a possibilidade de lançar um nome próprio na disputa.

A conversa por videoconferência durou menos de duas horas. Participaram os deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), José Guimarães (PT-CE), Ênio Verri (PT-PR), Carlos Zarattini (PT-SP), Alessandro Molon (PSB-RJ), Wolney Queiroz (PDT-CE), Mário Heringer (PDT-MG), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Luciana Santos (PCdoB-PE), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, também estava na videochamada.

“Não esperamos que um candidato assuma todos os compromissos, mas que ele saiba que vamos continuar na luta”, disse a líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC).

“Foi uma reunião muito positiva. Pedimos ao Baleia o compromisso de garantir o espaço institucional dos partidos de oposição para que possamos exercer nosso dever de fiscalizar o governo”, disse o líder do PSB e da oposição na Câmara, Alessandro Molon (RJ).

A reunião, segundo parlamentares presentes, não tratou de cargos na mesa direitora da Casa, o que deve ocorrer em novas conversas. Os mais cobiçados são a primeira vice-presidência e a primeira secretaria.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Uol