Eleições

OPOSIÇÃO EM BAYEUX: Conheça os candidatos que se apresentam como adversários ao grupo da Prefeita Luciene Gomes e Tacyana Leitão

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana da capital, mais precisamente em Bayeux.

Arte: Marcelo Jr

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana da capital, mais precisamente em Bayeux.

Oito postulantes se candidataram em 2020, e o número deve permanecer alto para o pleito de 2024. A Prefeita Luciene Gomes não poderá se reeleger e já confirmou que sua candidata será Tacyana Leitão, esposa do Deputado Estadual Felipe Leitão.

Até o momento sete nomes são especulados na oposição, abrangendo diferentes legendas e espectros políticos. Nessa matéria nós iremos mostrar quem são esses candidatos, currículos e bases eleitorais.

Arte: Marcelo Jr

Jefferson Kita: O petista possui uma trajetória política extensa em Bayeux. Já foi vereador por dois mandatos, ex-presidente da Câmara e prefeito interino após a cassação de Berg Lima. Kita aparece como um dos principais nomes da oposição e tem todo o aporte do PT e de Deputados da base do Presidente Lula e do Governador João Azevêdo. No caso o Deputado Federal Murilo Galdino dos Republicanos e o Deputado Estadual João Gonçalves do PSB.

O PT pretende recuperar terreno na Paraíba e vê no trio João Pessoa-Bayeux e Santa Rita, suas maiores chances de se tornar uma potência municipal e Kita pode ser um dos atores principais dessa reformulação.

Arte: Marcelo Jr

Luciano Impacto Som: Após ficar na suplência em 2016, o empresário Luciano Cabral, mais conhecido como Luciano Impacto Som, foi o Vereador mais votado em Bayeux nas eleições passadas.

Luciano é aliado do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, e da sua esposa e deputada estadual, Jane Panta, e deverá ser apoiado como candidato do grupo.

Arte: Marcelo Jr

Diego do Ki Preço: Dono de uma rede de supermercados localizado na capital e região metropolitana, Diego do Ki Preço foi o adversário que ficou mais próximo da Prefeita Luciene Gomes em 2020. Na época filiado ao PP, Diego atingiu 12.939 votos (24,04%) contra 21.103 votos (39,21%) de Luciene.

Visando uma nova oportunidade em 2024, Diego decidiu sair do PP que irá apoiar Tacyana Leitão e recentemente se filiou ao PL, se tornando Presidente da legenda na cidade. O partido liderado por Wellington Roberto visa ampliar a base de Prefeitos no estado e vê em Diego um quadro competitivo em Bayeux.

Arte: Marcelo Jr

Glicério Feitosa: Advogado e empresário natural de Parambu-CE, Glicério reside em Bayeux desde o começo dos anos 2000.

Estreante na política, Feitosa se filiou ao Solidariedade, em evento que contou com a presença do Presidente da legenda, Eduardo Carneiro, o Deputado Estadual Hervázio Bezerra, o presidente do PRTB, Sales Dantas e o vereador Betinho. Glicério agora passa a comandar o diretório municipal do partido, visando a montagem de uma chapa competitiva e a eleição do maior número de Vereadores.

Arte: Marcelo Jr

Iara Caetano: Sobrinha do ex-prefeito Lourival Caetano e proprietária de um colégio tradicional na cidade, Iara foi vereadora e Presidente da Câmara Municipal no ano 2000.

Atual Presidente do diretório municipal do Republicanos, Iara foi candidata a Deputada Federal em 2022, atingindo a quinta colocação na cidade.

A ex-Vereadora ainda costura sua candidatura, mas conta com apoio do Deputado Federal Hugo Motta, que pretende ampliar ainda mais a presença da legenda na Paraíba e que pode ajudar Caetano, com uma grande estrutura partidária.

Arte: Marcelo Jr

Carlos Pereira: Sobrinho do saudoso Prefeito Expedito Pereira, Carlos foi Vice-Prefeito da cidade no primeiro mandato de Jota Júnior entre 2005 e 2008 e Diretor da Agência Estadual de Vigilância Sanitária em Bayeux, durante uma das gestões de Expedito.

Coordenador nas campanhas do tio, Carlos coloca seu nome a disposição pela primeira vez ao voto popular. Atualmente filiado ao Podemos, Pereira afirma que seu objetivo é defender o legado do médico, assassinado em dezembro de 2020.

Arte: Marcelo Jr

Sara Cabral: Sara foi prefeita de Bayeux entre 2002 e 2004, na época pelo PTB, tendo assumido o posto com a cassação do mandato de Expedito Pereira pela Justiça Eleitoral.

Após perder a disputa em 2004 para Jota Júnior, a ex-Prefeita tentou retornar em 2012, mas foi considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, em razão de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Nos bastidores corre a informação de que o ex-deputado Domiciano Cabral já articula com o seu grupo político a candidatura de Sara em 2024, esperando contar com o apoio do grupo Cunha Lima e do senador Efraim Filho.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba