PRISÃO, BUSCA E APREENSÃO

OPERAÇÃO FANTOCHE: desvios em contratos do Ministério do Turismo são alvos de investigação; PF cumpre mandados na PB

Grupo vem executando contratos desde 2002 e estima-se que já recebeu R$ 400 milhões. São 40 mandados de busca e 10 de prisão temporária.

A Polícia Federal desencadeou, nesta terça-feira (19), a Operação Fantoche, que investiga um esquema de corrupção envolvendo um grupo de empresas sob o controle de uma mesma família que vem executando contratos por meio de convênios com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S. Estima-se que o grupo já tenha recebido mais de R$ 400 milhões.

São cumpridos 10 mandados de prisão e outros 40 de busca e apreensão no Distrito Federal, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Alagoas. Segundo a PF, são investigadas a prática de crimes contra a administração pública, fraudes licitatórias, associação criminosa e lavagem de ativos.

A operação conta com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU). A investigação aponta que a forma de atuação do grupo costuma utilizar entidades de direito privado sem fins lucrativos para justificar os contratos e convênios diretos com o ministério e unidades do Sistema S.

A maioria dos contratos eram voltados à execução de eventos culturais e de publicidade superfaturados, com recursos desviados em favor do núcleo empresarial por meio de empresas de fachada, de acordo com a PF.
No começo da manhã, a equipe da TV Globo registrou a saída de carros com equipes da PF da sede, no Cais do Apolo. Havia também um carro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE).

O sistema S inclui entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
A 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco ainda autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados.

38 (trinta e oito) equipes estão distribuídas em 7 (sete) estados da Federação, sendo:

• 23 equipes em Pernambuco (cumprindo 23 MBA e 07 MPT);
• 03 equipes em Belo Horizonte/MG (cumprindo 03 MBA);
• 02 equipes em Nova Lima/MG (cumprindo 02 MBA e 01 MPT)
• 03 equipes em Brasília/DF (cumprindo 03 MBA)
• 02 equipes em Campo Grande/MS (cumprindo 02 MBA)
• 02 equipes em Maceió/A (cumprindo 02 MBA e 01 MPT)
• 02 equipes em Campina Grande/PB (cumprindo 03 MBA e 01 MPT)
• 01 equipe em São Paulo/SP (02 MBA);

Fonte: G1
Créditos: G1