Tem de tudo

O POVO FALA: especulações sobre chapas em 2022 na PB tem ideias malucas; Veja algumas

Está aberta a temporada de especulações! Quem vai indicar os nomes para cada coligação?

Está aberta a temporada de especulações! Aliás, elas já começaram há muito tempo, mais precisamente desde que se encerraram as eleições de 2020. Setores ligados à política, sejam os próprios políticos, imprensa ou a população já começam a formar as suas próprias chapas. Candidato a governador daqui, a senador dali e a vice de acolá. João Pessoa, Campina Grande e o Sertão. Quem vai indicar os nomes para cada coligação?

A ideia de que o assunto do ano é apenas a pandemia já nem cola mais, as especulações levam em conta declarações, encontros ou até mesmo conspirações. Seja no campo governista ou das oposições os nomes estão sendo levantados a todo momento. Algumas delas beiram a maluquice.

A mais recente foi levantada por um vereador da capital que defendeu o senador Veneziano Vital (MDB) com Cássio Cunha Lima (PSDB) numa chapa, juntos. Mas a ideia logo caiu por terra com declarações dos dois. Veneziano, já se sabia que vai estar ao lado do governador João Azevêdo (Cidadania) e faz pressão para emplacar a esposa, Ana Cláudia (Podemos), na vaga de vice, tão disputada.

Veneziano quer ser candidato em 2026, quando acabar seu mandato no Senado, para isso não teria João no caminho que, na ideia dele, será reeleito e não poderá mais concorrer. Haveria então um câmbio de vagas do Senado para o governo.

Já Cássio Cunha Lima tratou de acabar com a especulação na tarde da quinta-feira (29) quando o PSDB anunciou apoio ao nome de Romero Rodrigues (PSD) para ser governador. O tucano deve lutar pela vaga no Senado.

Se tem um nome que já foi especulado tanto no Governo, quanto na oposição, é o do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo. Ele já esteve ligado a vice tanto de João, quanto de Romero. O detalhe é que ele ainda está sem partido e revelou conversar com MDB, da base de João, e PSD, partido do ex-prefeito de Campina, o que abriu espaço para o seu nome ganhar a pauta de um lado e de outro.

A especulação principal, que já caiu por terra, dava conta que Pedro e Romero brigariam pela vaga de governador, porque Cássio queria ser deputado federal no lugar do filho, mas essa ideia também já foi embora. Pedro voltou atrás na candidatura e Cássio ainda espera para saber onde vai se encaixar.

Tem especulação também no PP. Cícero Lucena vai continuar com João? Aguinaldo Ribeiro luta para ser o senador dessa chapa numa briga contra Efraim filho (DEM). Mas Daniella Ribeiro também está de olho em ser governadora e não tem muito a perder, já que teria mais 4 anos no Senado. Uma chapa caseira é cotada.

No lado da chamada “terceira via” na Paraíba, as especulações é que correm soltas mesmo. O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) já indicou que vai se candidatar ao Senado, o que ainda não se sabe é se será pelo PSB ou pelo PT. No Partido dos Trabalhadores, Anísio Maia está sentido por não ter tido o apoio da executiva nacional em 2020 e barganha uma vaga no governo de João.

Por outro lado, a executiva nacional do partido sabe que tem em Ricardo um aliado. Mesmo nos momentos em que Lula esteve por baixo, Ricardo não abriu mão de defender o governo petista. O presidente estadual do partido já abriu as portas e disse que se houver pedido de filiação, irá aceitar.

Mas já se especulou uma aliança de Ricardo com o ex-prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PV) e até a vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT). Essa chapa apoiaria o candidato nacional do PDT, Ciro Gomes, mas até agora tudo foi negado, tanto pelo PDT, quanto por Cartaxo, e não parece ser o caminho.

Como dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha, “eu não vim para explicar, eu vim para confundir”. As especulações estão as soltas e o período ainda está longe de terminar. Só mesmo declarações oficiais para dizer quem estava informando ou quem estava apenas conspirando.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba