Eleição 2026

NOVIDADES FEMININAS: Oito pré-candidatas prometem surpreender na disputa por uma das vagas na Assembleia - VEJA QUEM SÃO

Pensando nisso, o Polêmica apresenta uma matéria com oito pré-candidatas que prometem surpreender nas eleições de 2026

NOVIDADES FEMININAS: Oito pré-candidatas prometem surpreender na disputa por uma das vagas na Assembleia - VEJA QUEM SÃO

Uma das disputas mais acirradas nas próximas eleições, é por uma das 36 vagas na Assembleia.

Junto aos Deputados que estarão em busca da reeleição, vários nomes por todo o estado, já estão colocando seus blocos na rua.

Na conjuntura atual da Casa Epitácio Pessoa, temos apenas 6 Deputadas, sendo que duas dessas não irão buscar a reeleição.

E nessas próximas eleições, esse número de mulheres na Assembleia pode aumentar, pois nomes estreantes em disputas estaduais se colocam com muita força nessa disputa.

Pensando nisso, o Polêmica apresenta uma matéria com oito pré-candidatas que prometem surpreender nas eleições de 2026

Olívia Motta

Irmã de Hugo Motta, Olívia Motta já é um dos nomes que podemos considerar como eleitos nas próximas eleições.

A médica entrará no lugar da avó, a Deputada Francisca Motta, que não tentará mais um mandato na Assembleia.

Com apoios de cidades do litoral ao sertão, como Conde, Itabaiana e Imaculada, Olívia é um nome para ficarmos de olho no futuro da política paraibana.

Maria Porto

Filha do Desembargador José Ricardo Porto e esposa do Prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, Maria foi posta como candidata à Deputada desde às eleições de 2024.

A estreante deve herdar muito do espólio de Tião Gomes, que era aliado de Matheus Bezerra e que não irá em busca de mais um mandato.

Até a publicação desta matéria, Maria tem os apoios dos Prefeitos de Bananeiras, Arara, Borborema e Alagoa Nova, junto a lideranças das oposições de Pilões e Belém, o que dá uma boa margem de votos a primeira empreitada política da primeira-dama de Bananeiras.

Cilinha Dias

Maria Auxiliadora Dias do Rego, mais conhecida pelo apelido de Cilinha, foi Prefeita de Riachão do Poço em quatro oportunidades.

Gestora entre 2005 e 2013 e depois entre 2017 e 2025, Cilinha conseguiu eleger o seu sucessor nas últimas eleições e já articula alianças visando uma vaga na Assembleia em 2026.

A ex-Prefeita já angariou apoios do Prefeito Chico Nazário, da cidade de Caaporã, do Vice-Prefeito de Curral de Cima e da oposição de Cuité de Mamanguape.

Juliana Cunha Lima

A primeira-dama de Campina Grande é a única da nossa lista que ainda não confirmou oficialmente à sua candidatura.

Em entrevista realizada no mês passado, Juliana afirmou que poderia colocar seu nome na disputa pela Assembleia, o que surpreendeu a muitos que não suspeitavam dessa intenção de Juliana.

O nome da primeira-dama também foi lembrado para o cargo de Vice-Governadora na chapa da oposição, e Juliana já deu novas declarações que indicam a possibilidade da candidatura.

“Tudo é uma construção. Hoje, o que pensamos é mais no âmbito estadual, como deputada. Temos programas e projetos em Campina que tem dado certo e que eu vejo uma projeção muito significativa para o Estado. Acho que posso contribuir com isso.”

Geska Maia

Esposa do Prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, Geska pode ser um nome do Sertão que tem chances de surpreender em 2026.

O que pode indicar uma chance de vitória da primeira-dama é o número esmagador de votos que Laurinho conseguiu em sua reeleição em 2024, que pode impactar no pleito de 2026.

Com apoios em cidades como Brejo dos Santos e Jericó e amparada pelos 15 mil votos que Laurinho teve nas últimas eleições, Geska pode surpreender em sua primeira eleição.

Anna Lorena

A trajetória política de Lorena começou antes mesmo dela nascer. Filha de Francisco de Assis Neves Nóbrega, mais conhecido como Doutor Chico que foi Prefeito da cidade entre 1988 e 1992 e neta de José Leite de Sousa, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Anna Lorena se elegeu Vereadora em sua primeira eleição no ano de 2012.

Na eleição seguinte se torna Prefeita ao derrotar o ex-Vereador Conrado, que havia perdido o pleito de 2012 para Edna Henrique. Lorena se reelege em 2020 em uma disputa contra a filha de Edna e João Henrique, Micheila Henrique.

Após eleger a sua sucessora em uma outra vitória contra o grupo Henrique, a ex-Prefeita já tem ao seu lado, o apoio de vários Prefeitos e de importantes oposições no Cariri.

Denise Ribeiro

Esposa de Major Sidnei, Prefeito de Sapé, Denise Ribeiro pretende ser mais uma representante do Vale do Mamanguape na Assembleia.

Com apoios em cidades importantes como Mari, Mamanguape e Cuité de Mamanguape, Denise deve ter um lastro bom de votos e aliados , e tem boas chances de ser eleita.

Larúcia Sá

Primeira-Dama de São João do Rio do Peixe, Larúcia já conta com o apoio dos Prefeitos de Triunfo e Poço de José de Moura.

A esposa de Luiz Claudino que era o cotado do para a disputa de 2026, espera angariar votos por todo Vale do Rio do Peixe e se tornar a representante da região na Assembleia.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba