Eleições

NOVATOS E FAVORITOS: Conheça os estreantes da política paraibana que são citados como possíveis surpresas para as eleições deste ano

As eleições de 2022 tem tudo para ser uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. Centenas de candidatos tentam angariar apoios e votos por todo estado, almejando representar o povo paraibano, nas esferas estadual e federal. A política é composta principalmente por candidatos que já tiveram experiências em outros pleitos, sendo que a maioria dos políticos com cargo, são velhos atores, com repetidas reeleições.

As eleições de 2022 tem tudo para ser uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. Centenas de candidatos tentam angariar apoios e votos por todo estado, almejando representar o povo paraibano, nas esferas estadual e federal.

A política é composta principalmente por candidatos que já tiveram experiências em outros pleitos, sendo que a maioria dos políticos com cargo, são velhos atores, com repetidas reeleições.

Nessa matéria nós iremos apresentar ao povo paraibano, os estreantes com mais chance de surpreender nessas eleições.

 

Fernanda Albuquerque (União Brasil) – Deputada Federal

Famosa por apresentar diversos programas na televisão paraibana durante 16 anos, Fernanda Albuquerque aceitou o desafio de se aventurar na política, ao se filiar no União Brasil e disputar uma vaga na Câmara Federal. Fernanda afirma estar muito confiante em sua primeira eleição, “Pra mim é tudo muito novo, mas eu estou muito confiante, pois eu ando pela Paraíba e a população me chama, me recebe de braços abertos em suas casas, sem eu dar absolutamente nada”.

“Eles querem me ouvir, pois acreditam no que eu estou dizendo, e isso me deixa muito feliz, e o que eu vejo nas pessoas, é o sentimento de mudança no cenário político, elas desejam uma renovação e isso me traz a confiança de que posso representar essa mudança, principalmente na esfera feminina, nós temos 12 Deputados em Brasília, e só uma mulher, eu quero ajudar a preencher esses espaços e pode ter certeza que haverá várias surpresas nessas eleições”.

Fernanda acredita que esse processo é só mais um importante desafio na sua vida, “Quando o partido me ofereceu uma das vagas para a disputa na Câmara Federal, eu aceitei sem nenhum medo, eu fiquei 16 anos na televisão e não há nada mais difícil que você conseguir uma vaga de apresentadora de TV com apenas cinco emissoras no estado, e essa minha confiança tem muito do meu perfil, muitos daqueles que estão em Brasília já estão no quarto, quinto mandato e eu quero trazer a mudança na política, sei que é mais disputado, mas se eu conseguir me eleger, irei representar o povo paraibano em Brasília com um mandato participativo e inclusivo, que ouça todos aqueles que queiram nos ajudar”,

George Morais (União Brasil) = Deputado Estadual

Filho do ex-Senador Efraim Morais e irmão de Efraim Filho, George Morais é um dos candidatos mais bem cotados na corrida por uma das vagas na Assembleia Legislativa. George afirma que a sua candidatura está crescendo pois a população está ansiosa por mudanças na política, “O sentimento que eu percebo na população paraibana, é de mudança, de apostar em nomes que estão buscando sua primeira oportunidade, mas que também tenham em seu passado, provas da sua capacidade e da sua qualificação, e é exatamente isso que eu quero mostrar para a Paraíba, um mandato diferenciado, com pouco discurso, mas muito trabalho, focado em pautas importantes, como mobilidade urbana e infraestrutura energética, pois eu trabalhei com esses temas, e com toda a minha bagagem, irei lutar por esses assuntos que nunca foram pauta na Assembleia”.

Integrante de uma das famílias mais importantes da política no estado, George sente que 2022 é o momento certo, para apresentar seu nome para o povo paraibano, “Eu construí a minha vida profissional, de forma independente da política, sou professor e advogado, mesmo sempre estando nos bastidores de forma ativa, a minha vida profissional foi estabelecida de forma autônoma, e agora me sinto preparado para esse desafio, após experiências importantes e valiosas como secretário em Cabedelo e João Pessoa, e ex-Diretor da PB Gás, apresento meu nome e meus projetos ao povo paraibano e acredito que irei fazer um mandato nunca antes visto na Assembleia”.

Geraldo Medeiros (PSB) = Deputado Federal

Ex-Secretário de Saúde, Geraldo Medeiros teve o seu trabalho reconhecido e aprovado durante a pandemia, seu nome foi muito ventilado para às disputas desse ano, pois Geraldo é um homem de confiança do Governador João Azevêdo, o ex-Secretário acredita que às eleições serão só mais uma da importantes missões que já travou em sua vida, “Quem se destina a exercer uma função pública e queira entrar na política, tem que ter a característica primordial de interpretar a política como uma missão e que deve trabalhar pelo coletivo, o voto é do eleitor, não é possível que no século XXI, ainda existam capitanias hereditárias na Paraíba, que acreditam ser donas de determinados municípios, nosso nome foi aprovado na pandemia e a população irá nos dar um voto de confiança”.

“Não tenho nenhuma dificuldade em iniciar minha carreira política, pois já tenho 42 anos exercendo a medicina, 12 anos como gestor público do maior hospital da Paraíba, o Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande e 4 anos como Secretário Estadual de Saúde, quem já passou pelo antigo Hospital Regional de Campina Grande, que era chamado pela população de matadouro e que graças ao nosso trabalho se tornou uma referência no estado, assumi a Secretaria em um momento de crise, envolta em denúncias de corrupção e consegui em menos de quatro anos, resgatar a qualidade na saúde do estado”.

Michel Henrique (Republicanos) = Deputado Estadual 

O filho do saudoso João Henrique e da Deputada Federal Edna Henrique, Michel Henrique, disputa sua primeira eleição, mas já se qualifica como um dos principais nomes na disputa de uma das vagas na Assembleia Legislativa. Michel se emociona, ao afirmar que quer continuar o legado do seu pai, “Graças a Deus me sinto preparado para esta eleição, pois já transitava nos bastidores e coordenava às campanhas dos meus pais, eu já me sentia parte desse meio, então não é um ambiente estranho para mim. A minha responsabilidade aumenta, pois quero seguir o belo exemplo do meu pai, ele sempre foi o nosso porto seguro e estou tomando de uma certa forma o seu lugar na política, o pior pra mim nessa campanha é a ausência da presença dele, a parte burocrática das eleições não é algo novo”.

“O que me fragiliza é a questão familiar, vislumbrar uma possível vitória, sem ele ao meu lado, é muito triste. Mas a história política e o legado do nome da nossa família continuará a ser levado para a Paraíba, a marca de João e Edna Henrique, sempre foi de um trabalho sério e comprometido com o povo paraibano e é seguindo os passos dos meus pais, que sei que terei um bom futuro nessa jornada”.

Delegado Francisco Azevêdo (Republicanos) = Deputado Estadual

Delegado da Polícia Civil, famoso por ter chefiado importantes operações no estado, Francisco Azevêdo se filiou ao Republicanos no começo deste ano, inicialmente cotado para uma disputa na Câmara Federal, o Delegado preferiu tentar uma vaga na Assembleia e acredita que o seu nome será muito competitivo nessas eleições, “Enquanto eu ainda estava cotado como candidato a Deputado Federal, meu nome foi ventilado como um provável suplente e acredito que a mesma aceitação e competitividade seja levada para a Assembleia, o Republicanos tem tudo para ser a maior bancada do estado, com 8 a 10 eleitos. Eu irei focar a minha campanha em João Pessoa e na região metropolitana e andando por esses locais, vejo que às pessoas ainda não tem candidato para Deputado e acredito conseguir muitos votos daqueles que continuam indecisos”.

O Delegado espera lutar por suas bandeiras na Assembleia, “Quero levar a discussão do combate aos crimes cibernéticos, do incentivo ao esporte e a educação e também a preservação e o crescimento da malha rodoviária na Paraíba, bandeiras que considero importantes e essenciais na vida do povo paraibano”.

Pastor Sérgio Queiroz (PRTB) = Senado

O pastor Sérgio Queiroz famoso na Paraíba, por liderar a Igreja Cidade Viva, em João Pessoa, é um dos principais nomes na disputa ao Senado.

Filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), o procurador da Fazenda foi Secretário Nacional de Direitos Humanos na área de proteção global e Secretário Especial do Desenvolvimento Social no Governo Bolsonaro. Sempre entre os primeiros colocados em enquetes realizadas nos principais sites de política do estado, o Pastor destacou que uma de suas principais bandeiras de luta, será a defesa para que exista uma melhor e igualitária distribuição de recursos públicos.

“Lutaremos por uma distribuição racional, moral e efetiva dos recursos públicos. Especialmente das emendas impositivas. Hoje, ao me ver, muito do que é distribuído é baseado muito mais nas impressões e naquilo que as pessoas podem ver e necessariamente no que é mais importante”.

Heron Cid (PSB) = Deputado Federal

Heron Cid é natural da cidade de Sousa, mas viveu toda sua infância e adolescência em Marizópolis, que há época de seu nascimento era distrito daquele município. Formado em Jornalismo, atuou no Sistema Correio de Comunicação e na Rede Arapuan.

Heron afirma que a primeira experiência está sendo bastante estimulante, “Para alguém feito eu, apenas um paraibano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do Interior, é um desafio. Uma candidatura dessa é quase um atrevimento, e é. Uma ousadia, é um rebeldia de quem, como tantos brasileiros, se sente inconformado e chamado a nadar contra essa maré. Mas, apesar da adversidade, tem sido uma experiência estimulante. Vejo uma grande parcela do eleitor querendo mudar a rota e apostar em renovação. Não está escrito que pra servir na vida pública o critério é ter tradição, dinheiro e apoios de prefeitos. Eu decidi andar na contramão da atual política mas para andar na mão certa”.

Heron deixou o comando das suas empresas, dentre elas o site Mais PB, o jornalista diz que foi uma decisão difícil, mas que entendeu que a missão na política foi um chamado, “Foram seis meses de intensa e sofrida reflexão. Sabia que o preço pessoal e profissional seria altíssimo. Mas entendi que tenho um chamado a cumprir, como cidadão e homem de fé. Não tenho medo dos riscos, Deus me falhou em recomeços. Estou muito mais empenhado em fazer o que precisa ser feito, mesmos quando é difícil. Ninguém nunca mudou nada tendo medo. A coragem bota a gente pra frente”.

Queiroguinha (PL) = Deputado Federal

O filho do Ministro Marcelo Queiroga, se filiou ao PL no começo deste ano, ele tem apenas 23 anos e é estudante de medicina, “Na qualidade de futuro médico, filho do ministro da Saúde, tenho a obrigação com o povo da Paraíba de defender fortemente a bandeira da Saúde”. Queiroguinha ratificou sua linha de atuação em parceria com o presidente Jair Bolsonaro, reforçando suas pautas de forte apelo na base ideológica do grupo do presidente, como patriotismo e valorização da família.

“Ser oficialmente candidato a deputado federal é uma missão que encaro com muita responsabilidade. Sou candidato para ajudar o presidente Jair Bolsonaro a realizar as mudanças que esse país precisa e para enfrentar os inimigos de nossa pátria. Seguimos juntos, com Bruno Senador, Nilvan Governador e Bolsonaro Presidente!”.

Amanda Melo (MDB) = Deputada Federal

Formada em Farmácia, com especialização em Genética e Biologia Molecular e mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Amanda Melo é conhecida do grande público por ser perita criminal, com um alto número de seguidores nas redes sociais, Amanda participou de importantes podcasts por todo o país, falando principalmente de crimes famosos.

Amanda CSI revelou um dos principais motivos pelos quais, pôs seu nome a disposição dos eleitores paraibanos. “Primeiro como mulher, basta ver as manchetes nacionais e locais que a gente se depara com números gritantes acerca da violência doméstica, do feminicídio e, vendo essa realidade, sendo mulher e policial, só agrava meu sentimento de revolta pelo que presencio diariamente. Então, minha postura diante de toda essa realidade que se inicia para mim, não poderia ficar de fora”.

Dudu Soares (Solidariedade) = Deputado Estadual

Dudu Soares é aposta do Solidariedade como um dos grandes expoentes nessas eleições, Aos 17 anos, iniciou a sua carreira profissional como estagiário do escritório de advocacia Marcos Inácio, onde construiu um legado de mais de 20 anos de compromisso com a advocacia previdenciária, “Estou muito feliz de viver esta experiência e ter a oportunidade de apresentar a Paraíba nosso projeto, nossas ideias e a possibilidade de renovação através do nosso nome”.

Dudu foi Chefe de Gabinete de Fabiano Lucena. Também foi assessor direto no gabinete do vereador João Almeida e participou da sua campanha para prefeito de João Pessoa, em 2020, ele também atuou na construção das candidaturas de Charles e Rafaella Camaraense, na cidade de Cuité.

Danielle do Vale (Republicanos) = Deputada Estadual

Filha da Prefeita de Mamanguape, Maria Eunice, Danielle do Vale é mais uma das caras novas, na luta por uma cadeira na Assembleia e tem apoios de Prefeitos importantes, como os de Capim e Curral de Cima.

Danielle quer dar voz a região do Vale do Mamanguape, ”Estamos no começo da nossa caminhada, já são mais de 20 anos sem representantes do Vale do Mamanguape, na Assembleia Legislativa, pelo potencial turístico e econômico que a nossa região tem, temos que ter alguém que trabalhe focado na nossa região, somos mais de 130 mil habitantes, sentimos falta dessa representação na Assembleia e queremos ocupar esse espaço”.

Tenente Rebeca (PSDB) = Deputada Estadual

A Tenente Rebeca é natural da cidade de Patos, e ingressou na polícia em 2011 com o objetivo de realizar o sonho de passar no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Sua jornada profissional começou no 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (DISP), em 2014.Famosa também por sua atuação nas redes sociais, a Tenente conta com um canal do Youtube, com mais de 150 mil inscritos, onde mostra a rotina como policial.

“O meu propósito é entrar na política paraibana para trazer uma nova perspectiva às principais pautas que envolvem a população do nosso estado. Quero que o público entenda que sou uma alternativa positiva e que irei colocar em prática muitas ideias e sugestões desenvolvidas a partir do contato com o próprio povo, no dia a dia do meu trabalho como policial”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba