Eleições 2022

NOVAS CARAS PARA FEDERAL: Confira candidatos que podem figurar na Câmara dos Deputados em 2022

Ainda falta um ano e meio aproximadamente para as eleições de 2022, mas na Paraíba, muitos políticos já estão se lançando como pré-candidatos aos cargos em disputa. A principal discussão local gira em torno dos candidatos ao governo do estado, mas nomes de candidatos para o cargo de deputado federal também estão se movimentando.

E em 2022, algumas das 12 cadeiras da Paraíba na Câmara dos Deputados, em Brasília, podem ser ocupadas por caras novas, diferentes das que atualmente ocupam o posto. Entre pré-candidados já oficializados e outros rumores da política local, alguns nomes já surgem para disputar o próximo pleito. São eles:

Ana Cláudia

Não é novidade que Ana Cláudia, a secretária estadual de Desenvolvimento e da Articulação Municipal e esposa do senador Veneziano Vital (MDB) irá disputar uma vaga para a Câmara Federal. Ana disputou a prefeitura de Campina Grande em 2020 pelo Podemos, mas saiu derrotada em primeiro turno. Em 2018, também disputou uma vaga na Câmara Federal, mas não obteve êxito.

Ela é uma das que já disse publicamente que seu nome está à disposição para a disputa, e seu grupo político articula um apoio do governador João Azevêdo (Cidadania) para a candidatura.

Mersinho Lucena

Vice-prefeito de Cabedelo, Mersinho Lucena (Republicanos) deve alçar voos maiores em 2022. O filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), já tem iniciado suas articulações em prol da candidatura, mantendo diálogo com lideranças do Sertão e Brejo paraibano. Mersinho, por si só, já tem bastante musculatura na Grande João Pessoa e Cícero já revelou que o filho é ‘livre’ para se candidatar no próximo ano.

Murilo Galdino                                                                                                                                                              

Outra figurinha nova que pode pintar na bancada paraibana na Câmara é Murilo Galdino, irmão do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB).

Murilo, mais um secretário na gestão de João Azevêdo (Articulação Política), não esconde que será candidato, colocando seu nome à disposição do Avante. Já é público que tanto Adriano como Murilo devem se filiar ao partido, que é presidido na Paraíba pela esposa de Adriano, a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino.

Luiz Couto

O petista irá disputar novamente uma vaga para a Câmara Federal. Com mandatos entre os anos de 2003 e 2018, Luiz Couto se lançou como candidato a senador nas últimas eleições, mas não foi eleito.

Em meados de maio, Couto anunciou publicamente que será candidato a mais um mandato na Câmara, para “contribuir” com o projeto do partido que é eleger Lula (PT) como presidente no próximo ano.

Luiz Couto, no entanto, deverá concorrer primeiramente dentro do próprio partido, uma vez que o atual deputado federal pela sigla, Frei Anastácio (PT), irá disputar a reeleição. Luiz Couto e Frei Anastácio são de grupos opostos dentro do partido.

Cássio Cunha Lima

Mesmo que ainda não tenha se pronunciado sobre, cresce o rumor de que o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) voltará a disputar um mandato eletivo em 2022. Essa candidatura seria para “substituir” a vaga do filho, deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), que é pré-candidato ao governo do estado no próximo ano.

Cássio, que em um primeiro momento já disse publicamente que não sairia candidato em 2022, vem sendo lembrado pelo seu grupo, até mesmo por Pedro, para voltar ao embate.

Ricardo Barbosa

A figura do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) pode ser mais uma novidade na Câmara dos Deputados. Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALPB, Ricardo já anunciou publicamente que irá deixar o PSB e irá disputar o cargo.

Barbosa, que está em seu terceiro mandato na ALPB, disse publicamente que a candidatura à Câmara é “irreversível”.

Raniery Paulino

Raniery, incialmente pré-candidato à reeleição na Assembleia Legislativa da Paraíba, avalia uma possível candidatura à Câmara Federal em 2022. Em contato com o Polêmica Paraíba, ele não descartou a possibilidade e disse que “está se organizando”.

Raniery falou que uma possível alteração ou não na legislação eleitoral para o próximo ano será fator predominante para a decisão final. No entanto, o parlamentar já disse que vem conversando com o presidente estadual da sigla, o senador Veneziano Vital, sobre a possibilidade.

Eneas Morais

Outra novidade que pode pintar em 2022 é o advogado Eneas Morais, neto do ex-prefeito de Santa Rita, Antônio Morais. Ele disse que já articula sua candidatura para Brasília, e irá concorrer pelo Democratas, no que será sua primeira disputa a um cargo eletivo.

Eneas disse ao Polêmica Paraíba que tem apoio de dois ex-candidatos a vice-prefeito nas eleições municipais de 2020, e que sua base também está sendo formada com “lideranças de peso”. Eneas revelou ainda que pretende seguir adiante o legado do seu avô, que foi prefeito, vice-prefeito e vereador por cinco mandatos em Santa Rita.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba