NOVA LAGOA: Cartaxo afirma que devolverá o Parque todo estruturado para uso da população

O prefeito fez uma visita à Lagoa e autorizou as intervenções de urbanização e paisagismo. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizou a etapa final da obra de reestruturação do Parque Solon de Lucena, a última etapa já está em andamento. O prefeito fez uma visita à Lagoa na manhã desta quarta-feira (02) e autorizou as intervenções de urbanização e paisagismo que vão transformar o espaço em uma área de lazer, cultura e pratica esportiva.

201509021014590000002893

Prefeito Luciano Cartaxo durante visita às obras da Lagoa (Crédito: Ângelo Medeiros)
Na oportunidade, Cartaxo também explicou à imprensa algumas mudanças no projeto inicial da obra, que segundo ele, foram solicitadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP). O projeto prevê a construção de áreas de vivência, jardins, trechos pavimentados, e canteiros para árvores, além de um posto policial, quiosques, banheiros e um deck de madeira para garantir um espaço mais verde e garantir um contato com a natureza, ainda serão plantadas 481 novas árvores, sendo 410 de espécies nativas da mata atlântica e 71 espécies regionais.

“O Parque Solon de Lucena se deteriorou com o passar dos anos e perdeu o caráter de Parque para a família. Ao todo, foram mais de cem anos de intervenções paliativas e nenhuma mudança na sua estrutura. Estamos enfrentando problemas históricos, já conseguimos muito ao recuperar a Lagoa e agora entramos na etapa final que é devolver o Parque para uso da população,” disse o prefeito.

Para o lazer e pratica esportiva, o Parque ganhará equipamento como pista de cooper, ciclovia com 23,3 mil m², pista de skate, bicicletário, 43,3 mil m² de área gramada para atividades ao ar livre, a exemplo de ginástica e yoga, aparelhos de ginástica e mesas para jogos, playground e caixa de areia para crianças. Serão nove praças que serão interligadas por 35 mil m² de passeios pavimentados.

O secretário municipal do Planejamento, Zennedy Bezerra, informou que o projeto foi pensado levando em conta avanços estruturais e o cuidado com o ambiente. “Vamos recuperar a vegetação de baixo e médio porte e preservar as espécimes já existentes, disse. De acordo com ele, o projeto também vai ganhar em acessibilidade, ou seja, estará pronto para receber também os portadores de necessidades especiais.” Com Wscom.