Bastidores

NOVA GERAÇÃO: Conheça os nomes que poderão dominar o futuro da política paraibana

A política paraibana sempre foi composta por grandes atores na sua história. De João Pessoa a José Maranhão, de Ronaldo Cunha Lima a Pedro Gondim, para citar alguns exemplos, que abrilhantaram o nosso jogo democrático.

NOVA GERAÇÃO: Conheça os nomes que poderão dominar o futuro da política paraibana

A política paraibana sempre foi composta por grandes atores na sua história. De João Pessoa a José Maranhão, de Ronaldo Cunha Lima a Pedro Gondim, para citar alguns exemplos, que abrilhantaram o nosso jogo democrático.

Nesses últimos 25 anos, vimos o surgimento de nomes importantes como o do Governador João Azevêdo, seu antecessor Ricardo Coutinho e os Senadores Efraim Filho, Daniella Ribeiro e Veneziano Vital do Rego.

Mas as gerações mudam e novos parlamentares aparecem para tomar os espaços deixados por gigantes da política do nosso estado.

Nessa matéria, iremos apresentar alguns desses políticos, que podem se tornar nomes cada vez mais importantes da nossa política.

Tibério Limeira: Aos 39 anos, Limeira é um articulador precoce, foi nomeado Secretário Executivo do Orçamento Democrático de João Pessoa, no final do Governo de Ricardo Coutinho e até o fim do mandato do saudoso Luciano Agra em 2012, com apenas 25 anos. A sua primeira experiência em um cargo público o levou a se tornar Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (2012-2016); e Secretário Executivo de Empreendedorismo (2015-2016).

Esses predicados o levaram a sua primeira disputa política em 2016, quando se tornou Vereador da capital, sendo o oitavo mais votado daquele pleito. Após três anos na Câmara Municipal, Tibério decidiu se afastar do mandato e consequentemente não disputar a reeleição em 2020, para se tornar Secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, sendo um dos criadores do Programa Tá na Mesa.

Limeira foi remanejado de cargo no Secretariado, após a reeleição de João Azevêdo, assumindo a Secretaria de Administração do Estado, considerada a principal pasta do Governo Estadual. Seu nome figura dentre possíveis postulantes a uma das vagas a Assembleia em 2026, ou até na sucessão do Prefeito Cícero Lucena em 2028, se esse for reeleito nessas próximas eleições.

Pedro Cunha Lima: Pedro se elegeu Deputado Federal com apenas 26 anos em sua primeira eleição nas eleições de 2014. O Deputado conseguiu se reeleger no pleito seguinte, mas com uma votação muito menor que em 2014.

Quando se achava que a família Cunha Lima poderia cair em uma espiral de derrotas, após o fracasso de Cássio em 2018, o protagonismo ressurgiu na figura de Pedro, que conseguiu ir para o segundo turno contra João Azevêdo, mesmo tendo um número de Prefeitos infinitamente menor ao seu lado.

A sua derrota em um segundo turno apertado demonstrou mais do que nunca que Pedro será figurinha carimbada nas próximas eleições.

Lucas Ribeiro: Lucas se tornou Vereador de Campina Grande na sua primeira eleição com apenas 27 anos, no pleito de 2016. Após mais de 2 anos de atuação, em abril de 2019, Ribeiro assumiu o cargo de secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, no Governo Romero Rodrigues.

Como continuação da aliança entre os Cunha Limas e os Ribeiros, o até então Secretário foi alçado a Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Bruno Cunha Lima, nas últimas eleições municipais. A dupla seguiu o ritmo de vitórias, derrotando Ana Cláudia Vital, esposa do Senador Veneziano e o Deputado Estadual Inácio Falcão.

O rompimento entre os dois aconteceu em virtude das eleições de 2022, com a indicação de Lucas para o cargo de Vice-Governador, ao lado do Governador João Azevêdo. Lucas é cotado para ser o sucessor de João em 2026, podendo se tornar Governador com apenas 37 anos.

Hugo Motta: Hugo vem de uma família tradicional na política de Patos. Três dos seus avós foram Prefeitos da cidade e seu Pai, Nabor Wanderley, é o atual Prefeito.

Dentre os nomes da lista, Motta é aquele que se elegeu para o cargo mais importante mais jovem. Ele foi eleito Deputado Federal com apenas 21 anos no pleito de 2010.

Atualmente em sua quarta legislatura, Hugo é um dos principais representantes do Republicanos na Câmara Federal e cotado para ser um dos candidatos ao Senado em 2026.

Pollyanna Dutra: Em 2004, um estreante na política, conseguiu a primeira vitória do PT na em Pombal, mudando os rumos da política na cidade. Seu nome era Jairo Vieira Feitosa. Jairo foi o primeiro marido de Pollyanna Dutra e acabou falecendo tragicamente em 26 de setembro de 2007, aos 34 anos, em um acidente automobilístico no quilômetro 388, da BR-230, próximo à São Bentinho.

Após sua morte, foi Pollyanna quem decidiu continuar o legado da família, enfrentou a esposa do ex-Prefeito Verissinho, Mayenne Bandeira. Dutra foi eleita ao atingir 10.010 votos (52,12%).

A disputa se repetiu em 2012, em uma eleição ainda mais acirrada, quando Pollyanna conseguiu se reeleger, com uma margem mínima de votos, 50,39% x 49,61% de Mayenne.

Após oito anos na Prefeitura, disputou seu primeiro cargo estadual no pleito de 2018, sendo eleita Deputada Estadual, já filiada ao PSB. Com tudo encaminhado para a sua reeleição na Assembleia, Dutra foi convocada para ser a Senadora da chapa do Governador João Azevêdo.

Mesmo com pouco tempo de campanha, a Deputada foi a segunda colocada, tendo mais de 450 mil votos, assumindo o papel de principal representante feminina na política paraibana. Atualmente, é Secretária do Desenvolvimento Humano no Governo João Azevêdo e cotada para a disputa de uma das 12 vagas da Paraína na Câmara Federal em 2026.

Danielle do Vale: Filha da Prefeita de Mamanguape, Maria Eunice, foi contadora na Universidade Federal da Paraíba. Em 2017, assumiu a secretaria de Finanças de Mamanguape e em seguida exerceu interinamente por 4 meses as pastas de secretaria de Planejamento e Ação Social.

Criou também um projeto social Uma Amiga Vale Ouro onde concentrou esforços na pandemia para ajudar as famílias carentes de Rio tinto e do Vale do Mamanguape.

Nas eleições 2022 disputou pela primeira vez um cargo político sendo eleita deputada estadual com 37.235 votos e tem tudo para ser reeleita nas próximas eleições.

Wilson Filho: Se elegeu Deputado Federal com apenas 21 anos, em sua primeira eleição ao atingir 105.822 votos. Reeleito em 2014, Wilson abriu mão de mais uma vitória para dar passagem ao retorno do seu pai, Wilson Santiago a Câmara Federal.

Eleito Deputado Estadual em 2018, Wilson se destacou como um dos principais líderes do primeiro Governo João e após mais uma reeleição nas últimas eleições, se credencia como um possível candidato a Prefeitura de João Pessoa no futuro.

Gilbertinho: Eleito Vereador da cidade de Lagoa pela primeira vez aos 20 anos em 2008, Gilbertinho foi galgando espaços até se tornar Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Toinho Alípio em 2016.

Após a renúncia de Toinho em 2018, Gilbertinho assumiu o resto do mandato e conseguiu eleger sua Tia, Socorro de Biro, Prefeita no pleito de 2020. Mesmo vindo de uma cidade pequena, Gilbertinho conseguiu apoios de vários Prefeitos pelo estado e se elegeu Deputado Estadual pelo União Brasil nas últimas eleições.

George Morais: Ex- Superintendente da Semob e Professor Universitário, George é filho do ex- Senador Efraim Morais e irmão do Senador Efraim Filho.

Estreante em qualquer disputa política até o pleito de 2022, George conseguiu recolocar o nome da família Moraes na Assembleia Legislativa, após mais de 30 anos, se destacando como um dos principais nomes de oposição na Casa Epitácio Pessoa.

Michel Henrique: O filho do saudoso João Henrique e da Deputada Federal Edna Henrique, Michel Henrique sempre foi o principal articulador das campanhas dos pais, mas nunca tinha disputado uma eleição até o pleito de 2022.

Michel surpreendeu para um estreante, conseguindo quase 50 mil votos, sendo o sétimo Deputado mais votado. Agora, ele quer permanecer levando o nome da família na Assembleia, enquanto auxilia a volta de Edna Henrique à política, nas eleições deste ano.

Bruno Cunha Lima: Neto do ex-senador Ivandro Cunha Lima e sobrinho-neto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, Bruno já estreou na política, sendo o Vereador mais votado em Campina nas eleições de 2012, aos 21 anos.

Eleito Deputado Estadual dois anos depois, Bruno tentou uma vaga na Câmara Federal em 2018, mas acabou ficando na suplência. Em 2020 foi o nome escolhido para a sucessão de Romero Rodrigues, se elegendo de forma tranquila ao derrotar Ana Cláudia Vital e Inácio Falcão.

Deve enfrentar uma reeleição difícil nessas eleições, podendo enfrentar o próprio Romero, mas ainda é muito jovem e deve aparecer muito nos próximos anos.

Major Sidnei: Major Sidnei ingressou na polícia em 1996 e estava atuando no cargo de comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Sapé, quando concorreu ao seu primeiro cargo público no pleito de 2020.

Sidnei venceu uma disputa apertada contra o então Presidente da Câmara Municipal e sobrinho do ex-Prefeito Roberto Feliciano, Luizinho Limeira.

A aprovação do Prefeito atingiu 74% de aprovação, na pesquisa realizada pelo Polêmica Paraíba, veiculada no dia 15 deste mês, o que mostra o favoritismo do Prefeito em seu projeto de reeleição.

Anna Lorena: A trajetória política da Prefeita de Monteiro começou antes mesmo dela nascer. Filha de Francisco de Assis Neves Nóbrega, mais conhecido como Doutor Chico que foi Prefeito da cidade entre 1988 e 1992 e neta de José Leite de Sousa, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Anna Lorena se elegeu Vereadora em sua primeira eleição no ano de 2012.

Na eleição seguinte se torna Prefeita ao derrotar o ex-Vereador Conrado, que havia perdido o pleito de 2012 para Edna Henrique. Lorena se reelege em 2020 em uma disputa contra a filha de Edna e João Henrique, Micheila Henrique.

A Prefeita afirmou que se for convocada pelo PSB, poderá disputar o pleito de 2026. 

Matheus Bezerra: O Prefeito de Bananeiras é de uma família composta por grandes nomes da política paraibana. Seu avô foi prefeito de Bananeiras, seu tio-avô também foi Prefeito, Deputado Estadual e Governador da Paraíba, e é sobrinho de um outro ex-Prefeito e primo de segundo grau de Hervázio e Odon Bezerra.

Eleito Vice-Prefeito em 2012 na chapa encabeçada por Douglas Lucena, Matheus rompeu com o Prefeito, perdendo uma disputa acirrada em 2016. No pleito seguinte derrotou com facilidade o nome indicado pelo Prefeito e parte para uma reeleição tranquila em outubro, visando voos maiores nos próximos anos.

Doutor Tales Torricelli: Formado em medicina, é concursado da Prefeitura Municipal de São Bento, onde trabalha prestando serviço como médico cardiologista do SUS e clínica privada.

O maior nome da oposição de Brejo do Cruz, era Ivandi Melquíades de Sousa Filho, que tentou ser Prefeito em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016. Após a derrota contra Barão em 2016, o grupo de Ivandi resolveu apresentar um novo nome para tentar vencer o pleito de 2020.

O escolhido foi o Doutor Tales que estava em sua primeira experiência na política. Apoiado por lideranças como o Deputado Júnior Araújo e o ex-Governador Cássio Cunha Lima, Tales surpreendeu e venceu a eleição com 4.384 votos (51,25%), trazendo novos ares a política de Brejo do Cruz.

Anna Virgínia Matias: Filha do saudoso Genival Matias, Deputado Estadual por duas legislaturas, Anna disputou sua primeira eleição no pleito de 2016, sendo indicada a Vice na chapa encabeçada pelo seu tio Bevilacqua Martins.

A dupla se elegeu com certa tranquilidade e em 2020, a decisão do grupo foi a de que Anna seria a candidata a Prefeita. Ela conseguiu se eleger com ainda mais tranquilidade, ratificando a força da família Matias em Juazeirinho.

A Prefeita é favorita a reeleição e uma das principais vozes femininas dentre às Prefeitas da Paraíba.

Daniel Galdino: Filho da ex-Prefeita Flávia Galdino, Daniel disputou e venceu sua primeira eleição ao derrotar o então Prefeito Sales Lima em 2016.

Reeleito nas últimas eleições com uma votação tranquila, o Prefeito definiu que o seu candidato será o Secretário de Finanças, Júlio Eduardo, que irá disputar o pleito pelo PSB e contará com o apoio do governador do estado.

A força da família Galdino credenciam Daniel Galdino a se tornar o nome do Vale do Piancó na Assembleia em 2026.

Segundo Domiciano – São José do Sabugi: Vereador pois dois mandatos, Segundo Domiciano foi eleito Prefeito pela primeira vez em 2016 em uma eleição tranquila ao atingir 84,99% dos votos.

A aprovação da gestão fez com que o Prefeito não tivesse oposição em 2020 e fosse o único Prefeito entre todas às 223 cidades da Paraíba, a ser eleito sem ter um adversário.

O Prefeito faz parte de uma família importante na política paraibana. Seu primo Domiciano Cabral, foi Vereador da Capital, Deputado Estadual e Federal e o seu sogro Dr. Chagas, foi Prefeito de São Mamede em cinco ocasiões.

Os rumores da imprensa afirmam que Segundo possa sair candidato a Deputado em 2026, devido aos números expressivos em suas vitórias.

Matheus Amorim: Matheus Amorim é um dos Prefeitos mais jovens do estado, eleito Prefeito de São José dos Ramos com apenas 29 anos em 2020. Ele é neto da ex-prefeita Maria Aparecida e sobrinho do Deputado Estadual João Gonçalves.

Matheus conseguiu a vitória em sua primeira empreitada política, entrando em uma disputa contra o ex-Prefeito Azenildo Ramos. Mesmo com pouca experiência na vida pública, o Prefeito venceu com certa tranquilidade, trazendo de volta a sua família ao poder depois de mais de 10 anos.

O Prefeito é favorito a reeleição e se credencia como uma das promessas da política paraibana para o futuro.

Samuel Lacerda: Samuel Lacerda disputou sua primeira eleição em 2016, quando foi o sexto Vereador mais votado de Conceição. Samuel foi indicado como nome da sucessão do tio e até então Prefeito, Nilson Lacerda, na eleição de 2020.

Lacerda teve como adversária Jourdana Diniz, filha do ex-Prefeito João Deon, que teve o apoio do grupo Braga em sua empreitada.

A força do grupo Lacerda foi maior e Samuel se sagrou Prefeito com 53,75% dos votos. Após um racha na família, tudo indica que Samuel irá disputar a reeleição contra os dois Tios, Marcílio Lacerda na cabeça de uma das chapas, sendo apoiado por Nilson, em uma das eleições mais imprevisíveis da Paraíba em 2024.

Luciene Gomes: Após ser alçada ao posto de Prefeita de Bayeux após a cassação de Berg Lima, Luciene Gomes foi eleita em 2020 em uma disputa muito apertada que contou com oito candidatos.

A candidata de Luciene a sucessão em 2024 será Tacyana Leitão, esposa do Deputado Estadual Felipe Leitão, que pode retribuir o apoio a esposa nas próximas eleições, se tornando um cabo eleitoral pela disputa de Luciene a Assembleia em 2026.

Tiago Castro: Castro foi eleito Vereador de Cabaceiras pela primeira vez em 2004, com apenas 18 anos, na época filiado ao PT. Reeleito em 2008, foi alçado a Vice na chapa encabeçada por Luiz Aires que se sagrou vencedora em uma eleição apertada.

Essa vitória credenciou Tiago a ser o indicado a Prefeito do grupo em 2016, derrotando Alexsandro em uma eleição praticamente idêntica a de 2012.

A boa administração deu a Tiago, uma das maiores vantagens do último pleito municipal, quando se reelegeu ao atingir incríveis 92,30% dos votos, números que o credenciam a voos mais altos na política paraibana.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba