Avaliação do governo

Nordeste é a região menos favorável a Bolsonaro, mostra nova pesquisa Ibope

Apesar de a avaliação positiva ter crescido 12 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

A aprovação (ótimo/bom) do governo Jair Bolsonaro (sem partido) subiu para 40%, de acordo com pesquisa do Instituto Ibope divulgada na tarde desta quinta-feira (24). Este é o maior percentual desde o início de seu mandato. Em dezembro do ano passado, esse índice estava em 29%.

Ainda segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima e 29% a avaliam como regular. Os índices de confiança no presidente e aprovação à sua maneira de governar também aumentaram.

O pior desempenho do governo Bolsonaro, no entanto, segue sendo verificado no Nordeste. Apesar de a avaliação positiva ter crescido 12 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, a região se mantém com o menor percentual de apoio ao presidente: apenas 33% avaliam a gestão como ótima ou boa. No Sul, a aprovação subiu 16 pontos, de 36% para 52%.

Avaliação do governo

Ótimo/bom: 40%
Regular: 29%
Ruim/péssimo: 29%
Não sabe/não respondeu: 2%

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre 17 e 20 de setembro, com 2.000 pessoas em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O último levantamento feito pelo instituto para a CNI, divulgado em dezembro, apontava que 29% dos brasileiros avaliavam o governo como ótimo ou bom. A avaliação de ruim ou péssimo caiu de 38% para 29%. O índice de regular oscilou dentro da margem de erro, de 31% para 29%.

Renda familiar

A pesquisa mostra que a avaliação do governo cresceu principalmente entre os entrevistados que têm renda familiar de até um salário mínimo. Por outro lado, aumentou a insatisfação com o governo por parte das pessoas que recebem mais de cinco salários mínimos. Ainda assim, de acordo com o Ibope, o percentual de ótimo ou bom supera o de ruim ou péssimo em todas as faixas de renda familiar consideradas.

Forma de governar

Um dos aspectos pesquisados diz respeito à aprovação da maneira de governar do presidente Jair Bolsonaro. Sobre este quesito, os resultados foram:

Aprova: 50%;
Desaprova: 45%;
Não sabe, ou não respondeu: 5%.
No levantamento anterior, 41% dos entrevistados aprovavam a maneira de governar de Bolsonaro, 53% desaprovavam e 5% não souberam ou não responderam.

A pesquisa Ibope avaliou ainda a percepção da população a respeito de áreas do governo:

Segurança pública

Aprova: 51%;
Reprova: 45%;
Não sabe/não respondeu: 3%.

Combate à fome e à pobreza

Aprova: 48%;
Reprova: 49%;
Não sabe/não respondeu: 3%

Meio ambiente

Aprova: 37%;
Reprova: 57%;
Não sabe/não respondeu: 6%.

Saúde

Aprova: 43%;
Reprova: 55%;
Não sabe/não respondeu: 2%.

Educação

Aprova: 44%;
Reprova: 52%;
Não sabe/não respondeu: 3%

Combate ao desemprego

Aprova: 37%;
Reprova: 60%;
Não sabe/não respondeu: 3%

Combate à inflação

Aprova: 38%;
Reprova: 56%;
Não sabe/não respondeu: 6%

Taxa de juros

Aprova: 30%;
Reprova: 64%;
Não sabe/não respondeu: 7%

Impostos

Aprova: 28%;
Reprova: 67%;
Não sabe/não respondeu: 5%

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: com Paraíba Já