jogadas decisivas

NO XADREZ DA FUNASA: Esposa de Romero Rodrigues e mãe de Aguinaldo Ribeiro estão na disputa para manter cargo federal e apoio federal

Prováveis mudanças na superintendência da Funasa.


No xadrez da política duas “rainhas” estão brigando no tabuleiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Para entender as jogadas feitas nesse tabuleiro, temos que voltar até a última rainha deposta.

Ana Cláudia Vital do Rêgo, esposa de Veneziano Vital do Rego, entregou o cargo em 2016. A ex superintendente ocupou o posto por 6 anos e desistiu do jogo quando o marido desembarcou do MDB, após o processo de impeachment de Dilma Roussef.

Em seguida, o lugar foi preenchido pela mãe de Aguinaldo Ribeiro. A ex-prefeita D. Virgínia Velloso Borges, ficou no lugar após o PP confirmar apoio ao governo de Michel Temer. Mas com a mudança de governo, o reinado de Virgínia está ameaçado. Como o PP ainda não firmou posicionamento favorável ao governo federal, a família deverá perder prestígio e, por conseguinte, espaços nas indicações.

De olho na superintendência da Funasa, uma nova rainha está pronta para ocupar o cargo. A esposa do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), a médica Micheline Rodrigues (PSDB) deve ser recompensada pelo presidente Jair Bolsonaro pelo apoio durante a campanha.

Romero e Micheline abandonaram o PSDB Nacional em 2018  ao não apoiar o candidato da sigla, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à presidência da República,  para apoiar o nome do então candidato Jair Bolsonaro, do PSL.

Com a ascensão de Micheline a um cargo no Governo Federal, volta a se especular a possibilidade de mudança de sigla de Romero para o PSL do presidente da República, ou até mesmo para a UDN, partido que o presidente e filhos cogitam ingressar.

Assim como no jogo de xadrez, o jogo só termina quando o rei leva um xeque mate, enquanto isso, há espaço para as rainhas elaborarem estratégias.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba