FUTURO POLÍTICO

Nilvan Ferreira sob pressão pode deixar o MDB! Estratégia política do Governo? - por Gildo Araújo

Com mais de 160 mil votos na última eleição, mas sem mandato, Nilvan começou com muita força dentro do MDB mas hoje se encontra asfixiado politicamente, recebendo pressões de todos lados, daí sua fritura no partido.

A política brasileira, e mais especificamente, a da nossa Paraíba parece ser realmente sui generis. Só para se ter uma ideia, quando o apresentador de televisão Nilvan Ferreira ingressou no MDB de José Maranhão, acreditava-se que o partido estaria resgatando a tradicional postura proba do senador Zé Maranhão e do combativo Ulysses Guimarães.

Com o aval do próprio senador Maranhão, Nilvan Ferreira fez várias articulações políticas, inclusive, na escolha de lideranças para lhe apoiar, sempre primando pelos políticos com passado ilibado; ao final, mesmo tendo sido derrotado pelo prefeito Cícero Lucena, tornou-se uma importante liderança política em João Pessoa e com grande destaque na Paraíba, já que obteve mais de 160 mil votos na última eleição.

E assim, com todo este referencial de votos, mas sem mandato, o apresentador começou com muita força dentro do partido mas hoje se encontra asfixiado politicamente, recebendo pressões de todos lados, daí sua fritura no partido.

O MDB, então, pensando nas eleições do Senado Federal, convidou o senador Veneziano Vital do Rêgo para voltar à legenda. Por coincidência, esse também é o partido da senadora Nilda Gondim (mãe de Veneziano), que recentemente assumiu o cargo no lugar do senador José Maranhão, que se encontra afastado por motivos de doenças (Covid-19).

Outro ponto que possivelmente tenha estimulado a volta de Vené às hostes emedebistas, foram as declarações dadas pelo apresentador Nilvan Ferreira ao Programa “Frente a Frente” que é apresentado pelo jornalista Luís Torres na TV Arapuan, quando disse de forma peremptória que iria percorrer a Paraíba ao lado de Romero Rodrigues, Cássio Cunha Lima, entre outros, em busca de apoios políticos, já visando as eleições de 2022. Como é de conhecimento público e notório, as lideranças citadas são do PSDB que ideologicamente não coadunam com o pensamento mais progressista do MDB.

Diante de todo esse imbróglio, observa-se que Nilvan Ferreira, nessas alturas, já deve estar preparando a sua saída do MDB, pois não existe a mínima condição de permanência, embora o senador Veneziano Vital do Rêgo, com elegância, tenha dito no mesmo programa da semana passada, ao próprio Luís Torres, que iria respeitar a convivência com Nilvan dentro do partido. É mais uma queda de braço que favorece ao Palácio da Redenção que, de forma estratégica, começa a montar seu tabuleiro político, pois o próprio Vené já declarou seu apoio à reeleição de João Azevedo, o que significa dizer que estará fora do páreo para governador em 2022.

Por enquanto, a melhor frase que se pode definir a situação de ambos é a do paraibano de Areia, José Américo de Almeida: “Ninguém se perde no caminho da volta, porque voltar é uma forma de renascer”. Veneziano voltou para o MDB, partido de origem, e Nilvan Ferreira também está de volta ao seu lugar de origem, como apresentador de televisão. Pronto, “tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo